25 de outubro de 2019

Governo do Estado investe R$ 428 mil na reforma do Teatro Pax

André Jonsson - Blog do Johnny

A verba será investida na troca da cobertura, pintura externa e instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

O Governo do Estado do Paraná autorizou nesta ontem, 24, investimento de R$ 428 mil na reforma do prédio histórico do Cine Teatro Pax, que pertence à Universidade Estadual de Ponta Grossa. O recurso foi destinado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) com recursos do Fundo Paraná. A verba será investida na troca da cobertura, pintura externa e instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

Michel Samaha, Coordenador de Ensino Superior da SETI, participou do ato de autorização governamental, realizado no Centro de Eventos. Samaha afirma que poucas Universidades têm uma estrutura com o tamanho e qualidade do Cine Teatro Pax. Ele destaca que “a liberação da verba é sempre um ganho para o sistema de ensino superior de ensino do Paraná mas, no caso do Teatro Pax, é simbólico porque recoloca este espaço tão importante à disposição das comunidades acadêmica e geral”.

Para o reitor, Miguel Sanches Neto, o investimento que o Governo do Estado está fazendo no prédio histórico do Pax é de extrema importância. “Estamos concluindo a obra do Centro de Convenções e a restauração do prédio histórico é fundamental para que tenhamos uma estrutura moderna e eficiente para eventos na região dos Campos Gerais. Será o mais importante espaço de eventos da região”, diz o reitor.

IMPORTÂNCIA CULTURAL – O vice-reitor Everson Krum enfatiza que o Pax é um patrimônio cultural da cidade desde o tempo que abrigava um cinema. “O espaço se tornará um grande centro de eventos formando um moderno complexo com salas de aula, teatro e cinema”, diz. “É mais cultura para nossa cidade”, conclui.

Para a Diretora de Planejamento Físico da Proplan e autora do projeto de reforma, Andressa Gobbi, a possibilidade de executar o projeto de reforma do Cine Teatro Pax é gratificante devido à importância cultural da edificação para a cidade e região. “Além disso, é sempre motivador para a Diretoria de Planejamento Físico ver o trabalho em escritório sendo concretizado”, enfatiza.

O Coordenador de Ensino Superior afirma que a Universidade é um espaço complexo. “Envolve não somente a pesquisa, o ensino e a extensão, mas tem uma dimensão cultural. Esta é a visão da SETI quando investe recursos do Fundo Paraná no desenvolvimento institucional”, conclui Samaha.

CENTRO DE EVENTOS – Além da reforma do prédio histórico, a UEPG trabalha na construção do Centro de Eventos ao lado do Cine Teatro Pax. Quando concluído, o espaço terá quatro pavimentos, com área de 4.407,06 metros quadrados. O prédio contará com elevadores de acesso aos portadores de mobilidade reduzida, as instalações sanitárias em todos os andares com equipamentos de acessibilidade. Além disso, está previsto estacionamento coberto e estacionamento externo; salas amplas para diversos eventos simultâneos, auditórios e uma sala para exposição de filmes; espaço para vivência; salão para exposições e áreas de serviço. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos