23 de maio de 2023

Governo do Estado debate PPA nos Campos Gerais

Arquivo

Castro e Ponta Grossa iniciam os debates na próxima quinta-feira, 25. As audiências, conforme a Secretaria de Planejamento, devem aproximar o Governo das pessoas, das governanças e entidades regionais. O evento contará com o secretário Guto Silva.

A região dos Campos Gerais será a primeira a receber evento para debater a proposta do Plano Plurianual (PPA) de 2024 a 2027 do Governo do Estado do Paraná. Chamado “Rede 399 – Pacto pelo Futuro”, o evento será realizado em diversos municípios. Castro e Ponta Grossa iniciam os debates na próxima quinta-feira, 25.

Conforme o secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva, o planejamento em rede, proposto nas audiências, é importantíssima ferramenta do PPA. “Levantar os pleitos regionais ajudará a definir o Plano, que deve ficar pronto em setembro deste ano, e vai apontar o caminho do Estado para os próximos quatro anos”, avalia, destacando que as visitas devem aprimorar o olhar sobre as demandas regionais.

As audiências, conforme a Secretaria de Planejamento, devem aproximar o Governo das pessoas, das governanças e entidades regionais. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estará presente nos eventos que envolvem seus municípios. “O Estado, por meio do secretário Guto Silva, está convidando toda a população para participar deste importante momento de discussão”, destaca a presidente da AMCG e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso.

Além dos gestores, a sociedade deve estar presente para otimizar a direção dos recursos. Na ocasião, o presidente regional do Programa Paraná Produtivo nos Campos Gerais, o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, fará apresentação dos trabalhos já desenvolvidos. “O Programa reúne poder público, privado, entidades e academia. Foram realizadas diversas audiências que traçaram as prioridades da região. Estaremos presentes para solicitar que o Governo inclua essas ações no PPA”, antecipa.

A “Rede 399” também irá apresentar a Fase II do Paraná Produtivo. Após atuar em oito regiões prioritárias, incluindo os Campos Gerais, o programa incluirá, em nova fase, sete Conselhos Gestores Regionais, fechando a rede de 15 governanças territoriais que cobrirão o Estado e, após o lançamento oficial desta fase, em julho deste ano, o foco volta-se à execução.

Além da Secretaria de Planejamento, integrantes da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado estarão presentes na Rede 399. No Município de Castro, o encontro está agendado para às 8h30 no Auditório da Câmara Municipal; e em Ponta Grossa às 14h30 no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).

Na audiência em Castro, deverão participar os municípios de Castro, Arapoti, Carambeí, Jaguariaíva, Piraí do Sul e Sengés. De Ponta Grossa, Ivaí, Ipiranga, Palmeira, São João do Triunfo e Porto Amazonas. Os demais municípios dos Campos Gerais e de abrangência do Paraná Produtivo, Telêmaco Borba, Cândido de Abreu, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tibagi e Ventania terão encontro em Telêmaco Borba em data a ser definida. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos