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A obra, batizada de viaduto Marcelo Puppi em homenagem ao ex-prefeito do Município, vitimado pela Covid-19 em janeiro, foi oficialmente inaugurada hoje, 03, pelo governador Ratinho Junior.
Do alto, o viaduto em formato de ferradura no quilômetro 109 da BR-277, em Campo Largo, chama a atenção pela imponência. Lá de baixo, a interseção significa a união de dois dos bairros populosos da cidade da Região Metropolitana de Curitiba – Cercadinho e São Luís. E, além disso, a certeza de um trânsito mais seguro na região. A obra, batizada de viaduto Marcelo Puppi em homenagem ao ex-prefeito do Município, vitimado pela Covid-19 em janeiro, foi oficialmente inaugurada hoje, 03, pelo governador Ratinho Junior (PSD).
A construção durou dez meses e compõe o pacote de ações do acordo de leniência entre a CCR RodoNorte e o Ministério Público Federal (MPF), a título de reparação de danos. O investimento por parte da concessionária que administra o trecho foi de R$ 19,7 milhões. O complexo rodoviário conta ainda com dois quilômetros de marginal de acesso e uma passarela para a travessia de pedestres.
“É uma obra que vai ligar dois pontos importantes de Campo Largo. Essa solução da engenharia vai permitir também reduzir o número de acidentes, diminuindo as mortes em virtude de acidentes de trânsito. Uma ação que é fruto da organização e planejamento do Estado”, afirmou Ratinho Jr.
O governador lembrou que o trecho dentro do perímetro urbano de Campo Largo é parte da principal ligação entre a Capital e o Interior do Estado. De acordo com a RodoNorte, cerca de 55 mil carros passam diariamente pelo local, cuja população é estimada em 40 mil pessoas.
“Morei na minha infância na cidade e sei dos problemas de Campo Largo. Esse era um, por isso essa obra virou prioridade para o Governo, uma exigência dentro do acordo com a empresa. Agora sim, de fato, a região está unida. E o Estado colabora para salvar vidas”, destacou.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que em até 60 dias será concluída outra importante intervenção urbana no município: a construção do novo acesso ao Jardim Guarany, no quilômetro 104 da mesma BR-277. “São obras tratadas como prioridade absoluta, que vão ao encontro do que o governador Ratinho Junior sempre sonhou para o Paraná: fazer do Estado o hub logístico da América do Sul”, disse.
Ele afirmou que além das obras em Campo Largo, o acordo de leniência prevê novos acessos, viadutos e marginais em Ponta Grossa e Castro, além de duplicações na BR-376, a Rodovia do Café, nas cidades de Imbaú, Tibagi e Ortigueira – todas com previsão de conclusão para novembro deste ano. “São ações importantes que vão desafogar o trânsito e melhorar a infraestrutura do Paraná”, afirmou Sandro Alex.
A diretora-presidente do grupo CCR Rodonorte, Thaís Caroline Labre, destacou que a concessionária também concluiu, em 2021, as obras do novo Trevo de Brotas, principal acesso ao município de Piraí do Sul (na PR-151) e a duplicação do Contorno Sul de Apucarana (na BR-376). “Buscamos soluções de convivência entre a cidade e a rodovia, em diferentes pontos do Estado”, disse.
NÚMEROS – Segundo ela, o novo viaduto e passarela do Cercadinho carregam números expressivos. São 12 vigas de sustentação, que medem 19,8 metros cada um e pesam pouco mais de 17 toneladas. Foram utilizadas ainda 162 estacas de concreto para as fundações, pouco mais de 1,8 km de tirantes metálicos, além de mil metros quadrados em sinalização. Para o avanço nos trabalhos, inclusive, foi necessária a escavação de 35 mil metros cúbicos de materiais.
“Um grupo de 150 pessoas trabalhou nesta construção, fazendo com que ela ficasse pronta em tempo recorde, mesmo em um momento de pandemia”, afirmou Thaís.
Essa estrutura robusta terá impacto na rotina diária de mais de 40 mil pessoas. É o caso da técnica em enfermagem Daiana Aparecida Pereira Cruz, de 34 anos. Ela conta que nasceu no Cercadinho e, agora, basta abrir o portão de casa para acessar o viaduto. “Uma obra esperada por muito tempo. Tínhamos que rodar muitos quilômetros para chegar ao retorno e pegar a rodovia no sentido de Curitiba. Um transtorno”, disse. “Ficou bem melhor, uma outra vida, com mais segurança”, acrescentou a dona de casa Marilene dos Santos Fedalto, usuária frequente do movimentado ponto de ônibus às margens da estrada.
DESENVOLVIMENTO – Prefeito de Campo Largo desde janeiro, após a morte de Marcelo Puppi, Maurício Rivabem comentou que a obra dos dois viadutos vai permitir à região se desenvolver. Segundo ele, empreiteiras já trabalham na construção de condomínios habitacionais na localidade. “São 2,5 mil lotes e 3 mil a 5 mil empregos diretos. Isso vai fazer com que a arrecadação de IPTU quase triplique em Campo Largo nos próximos anos”, afirmou.
HOMENAGEM – A família do ex-prefeito Marcelo Puppi participou da cerimônia de inauguração do viaduto. A mãe, Roseli Puppi, recebeu das mãos do governador Ratinho Junior uma placa em homenagem a Puppi. Bastante emocionada, ela agradeceu a lembrança. “Muito obrigada, muito obrigada mesmo”, disse.
“É uma emoção grande. Sinto que meu pai está presente aqui, nesta obra tão sonhada por ele”, disse o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos, Cristiano Puppi, um dos três filhos do ex-prefeito que também participaram da homenagem.
“Quem viajar para o Interior verá sempre o nome do Marcelo Puppi, um grande homem e um grande político, construtor de pontes entre as pessoas”, reforçou Ratinho Jr.
LENIÊNCIA – O acordo de leniência entre a CCR RodoNorte e o MPF foi firmado em 2019 e prevê que a empresa pague, a título de reparação de danos, valores destinados a reduzir a tarifa de pedágio e a fazer obras rodoviárias.
Ao todo são R$ 750 milhões até o final da concessão, sendo R$ 365 milhões para a execução de obras e outros R$ 350 milhões para arcar com redução em 30% da tarifa de todas as praças de pedágio por ela operadas, já aplicado, e pagamento de multa para o Estado no valor de R$ 35 milhões. (Com AEN)