19 de maio de 2017

Governador destaca valorização e avanços da cultura no Paraná

Divulgação

Marcelo Cattani, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, durante o Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná

O Governo do Estado vai destinar R$ 30 milhões, via renúncia fiscal, para projetos culturais de 200 municípios paranaenses entre 2018 e 2019. O volume de recursos foi confirmado pelo governador Beto Richa (PSDB) hoje, durante a abertura do Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná, realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O foco do evento foi apresentar as principais diretrizes, projetos e programas culturais do governo estadual.

Richa destacou os avanços do Paraná na área, em especial o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), que garantiu R$ 25 milhões para atividades culturais entre 2016 e 2017. Por meio da renúncia fiscal de ICMS, o Profice apoia projetos de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, valorização do patrimônio cultural material e imaterial, povos, comunidades tradicionais, culturas populares e teatro. “A cultura sempre foi prioridade nos meus governos”, disse Richa.

Para o diretor-executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Junior, o Governo do Estado tem dado uma atenção especial à área cultural. “O Paraná carecia de políticas públicas voltadas à cultura, mas esse governo está conseguindo dar o devido valor, e um exemplo é o próprio Profice. Espero que possamos consolidar e avançar cada vez mais”, disse.

APLICATIVO – O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, anunciou o lançamento do aplicativo Cultura Paraná, um guia com a programação cultural de todos os municípios do Estado. “Esse aplicativo vai gerar conteúdo especial para quem faz cultura no Paraná e para quem quer consumi-la”, disse.

Graças a um sistema de geolocalização, a tecnologia pode mostrar a programação cultural das cidades paranaenses. Os gestores municipais terão um login e uma senha para alimentar as informações. “Todos terão espaço para divulgar seus trabalhos. A cultura tem que ser acessível e ficar mais próxima do cidadão”, acrescentou Fiani.

O aplicativo pode ser encontrado hoje na Play Store (loja de aplicativos do Google) e será liberado já semana próxima semana para usuários do sistema iOS, da Apple. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos