Divulgação
Em novo programa eleitoral, candidato do PDT ao governo destaca projeto da Itaipu que será estendido a todos paranaenses.
A crise hídrica no Paraná foi tema do novo programa eleitoral de Ricardo Gomyde, candidato ao governo do estado pelo PDT, que apresentou sua proposta para solucionar o problema que afeta muitos paranaenses.
Nos últimos anos, aumentou no estado a contaminação das fontes por diversos fatores: resíduos domésticos e industriais impropriamente descartados, contaminação via agrotóxicos e metais pesados provenientes da agroindústria e da mineração, ocupação e uso indevido do solo, poluição do ar com a queima de combustíveis fósseis e mudanças climáticas que afetam o regime de chuvas.
Gomyde alerta que se chegou a esse ponto crítico por ausência de planejamento e que é hora de agir. “Mais da metade das cidades paranaenses vive com baixa ou média segurança hídrica. Por causa disso, diversas regiões têm sofrido com a falta de água, realidade que atrapalha a vida e prejudica os negócios. E culpar as mudanças climáticas é um discurso fácil, próprio de um governo caracterizado pela paralisia. A culpa, na verdade, é da falta de planejamento. Como governador, vou implementar o Programa Paraná Cultivando Água Boa, nos mesmos moldes do programa desenvolvido pela Itaipu”, afirma.
Criado em 2003, na Itaipu Binacional, o Programa Paraná Cultivando Água Boa foi implantado na região Oeste do Estado, sob o comando de Nelton Friedrich, do PDT, com excelentes resultados. A futura gestão de Gomyde vai ampliar o projeto para todo o Paraná para garantir a preservação e recuperação das nascentes, a proteção da biodiversidade e o apoio e a educação ambiental para as comunidades, premiando quem preserva a água. (Com assessoria)