Divulgação
Candidato do PDT ao Governo do Estado recebeu documento com reivindicações dos professores e destacou propostas para área.
O candidato do PDT ao Governo do Paraná, Ricardo Gomyde, e a candidata a vice na chapa, Eliza Ferreira, se reuniram hoje, 25, com a diretoria do APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná), em Curitiba. Gomyde recebeu da presidente da associação, Walkiria Olegário Mazeto, um documento com as reivindicações dos professores para a melhoria da educação no Estado e os compromissos que o próximo governador do Paraná deverá ter com a área.
No encontro, Gomyde confirmou o compromisso com a educação do Projeto Paraná, no seu plano de governo. “Vamos fazer uma campanha de valorização profissional do professor. O PDT é o partido que tem um compromisso com a educação muito forte, desde Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, com os Cieps. Assumimos de pleno toda a pauta que a APP-Sindicato está apresentando. Vamos defender sempre a educação, os professores e os trabalhadores da educação. A educação do Paraná pode contar conosco”, afirmou Gomyde.
O candidato do PDT também destacou algumas de suas propostas para a área da educação como: alcançar a menor taxa de evasão escolar do país no Ensino Médio; ampliar o Ensino Médio profissionalizante em tempo integral; implantar um plano de recuperação para os alunos do sistema público atingidos pela pandemia da Covid-19; recomposição dos quadros de funcionários das universidades estaduais.
A atual presidente da APP-Sindicato afirmou que os postulantes ao Governo do Paraná devem constituir políticas públicas para a educação. “Quando um candidato se apresenta e percebemos que ele não tem nenhuma proposta sobre políticas públicas nos decepcionamos, pois percebemos que a concepção de estado dele não é de um estado público”, confirmou.
ESCOLA PÚBLICA – Eliza Ferreira destacou ser cria da escola pública, lembrando que seus filhos também são estudantes da rede pública. “Quem vive na prática o dia a dia da escola pública percebe a estrutura atual, que não é a melhor possível. Não se trata somente de beneficiar professoras e professores, mas de oportunizar que o ambiente de trabalho seja favorável para quem leciona, para que se consiga levar o conhecimento para os alunos e não permitir que desistam da escola”, afirmou.
A diretoria do APP-Sindicato entregou a Gomyde um caderno com um balanço da educação no Paraná e convidou o candidato a participar da manifestação anual dos professores, que lembra o ataque do governo Álvaro Dias (1987-1990) aos professores, em 1988. O candidato do PDT ao Governo do Paraná confirmou participação no evento, que vai acontecer no dia 30 de agosto, na Praça 19 de Dezembro (Praça do Homem Nu). (Com assessoria)