Israel Kaé
O investimento foi de R$ 78 mil, com recursos próprios do Município.
As regiões do Padre Piva, Vila Operária, Cantagalo e Pandorf passam a contar a partir hoje, 9, com mais um espaço para a prática de esportes e lazer: a Prefeitura entregou as obras de reforma do Ginásio Wilson Schoembaecler, que foi reestruturado com troca de piso, telhado e tabelas, recebeu reforma e acessibilidade nos banheiros, pintura interna e externa, além de uma academia ao ar livre e um parque infantil. O investimento foi de R$ 78 mil, com recursos próprios do Município.
O secretário municipal de Esporte e Juventude, Marcos Vinicios de Rocco, destacou que a comunidade ganha um local totalmente adequado para prática de esportes. “O ginásio vai beneficiar a comunidade do Padre Piva e outras no entorno, que poderão utilizar o local a partir de agora. Estamos felizes em ver que o esporte castrense é valorizado”, disse.
O vereador Miguel Zadhi Neto, autor do projeto que deu o novo nome ao ginásio, ressaltou que o esporte tira a criança da rua e da violência. “É muito bom ver que Castro ganha mais este espaço que vai atender crianças, jovens e adultos para que possam praticar mais esporte. A homenagem a Wilsinho é muito justa, pois ele foi muito atuante no esporte castrense”, destacou.
Representando a família, o neto de Wilson, Pedro Schoembaecler agradeceu a homenagem. “Meu avô foi um exemplo de dignidade no esporte”, disse.
O prefeito Moacyr Fadel Junior (PMDB) ressaltou que o ginásio, que estava fechado há quatro anos, vai beneficiar uma grande parcela dos moradores do bairro, além dos alunos da Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho. “O esporte contribui para tirar as pessoas das drogas e melhora a qualidade de vida. Esse é o nosso objetivo. Trabalhar para que a nossa população tenha mais qualidade de vida. Estamos muito felizes em entregar hoje o ginásio para a comunidade, que com certeza, vai aproveitar muito”, finalizou.
O evento contou ainda com apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal Lourival Leite de Carvalho.
HOMENAGEM – O castrense Wilson Schoembaecler, que dá nome ao ginásio, era conhecido como Wilsinho e por muitos anos se envolveu no esporte castrense. Foi jogador de futebol amador pela equipe do Ipiranga, fundou o Santos Futebol Clube, em Castro, do qual foi técnico. Entre os anos 80 e 90 o Santos consagrou-se diversas vezes campeão do Campeonato Amador de Castro e o time representou o município na Taça Paraná, campeonato organizado pela Federação Paranaense de Futebol.
Wilson incentivava também a formação de novos atletas, atuando em categorias de base. Foi também presidente da Liga Castrense de Futebol. Faleceu aos 76 anos em 2012.