12 de fevereiro de 2020

Geraldo Stocco critica ‘indústria da multa’ com uso de câmeras do EstaR

Arquivo

Vereador do PV será relator da CPI criada no Legislativo Municipal.

As mudanças no funcionamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR) em Ponta Grossa têm chamado a atenção do vereador Geraldo Stocco (Rede), que questionou a forma como a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) tem implantado algumas tecnologias para a aplicação de multas no sistema. Recentemente o órgão, que pertence à Prefeitura, começou a utilizar um veículo equipado com câmeras para fiscalizar a utilização do ‘EstaR Digital’, aplicativo onde o usuário realiza a ativação do estacionamento.

Para Stocco, a utilização das câmeras pode resultar em prejuízos aos agentes de trânsito, que fiscalizam o sistema atual. O vereador também considera inconstitucional o uso das câmeras para a situação. “A implantação destes equipamentos, na minha visão, só fomenta ainda mais a indústria da multa, ao invés de efetivamente melhorar o sistema. Sem contar que, em longo prazo, o uso das câmeras pode tirar os agentes de trânsito de circulação e causar prejuízos à categoria, que certamente terá efetivo reduzido. Sem contar que órgãos colegiados de Fortaleza, no Ceará, já consideraram o uso de câmeras inconstitucional, por invadir a privacidade de usuários”, afirma.

O vereador ainda questiona o valor gasto pela AMTT na implantação do sistema EstaR Digital. De acordo com o Portal da Transparência, foram mais de R$ 2,4 milhões gastos no processo, descrito no contrato nº 031/2019. O valor representa, por exemplo, pouco mais de 41% do orçamento total da AMTT em 2019, de R$ 5,8 milhões. “Precisamos verificar com mais profundidade se a implantação do sistema é benéfica para o usuário ou se ela foi criada sem uma justificativa concreta, já que o Município possuía anteriormente uma estrutura suficiente para a operação do sistema, com agentes de trânsito e pontos de venda dos bloquinhos”, explica. O vereador informou que irá cobrar explicações da Prefeitura sobre o processo de implantação. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos