Divulgação
Cerca de 2,7 mil toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas no ano passado.
A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou hoje, 21, o calendário de 2022 do Programa Feira Verde. A iniciativa arrecadou no ano passado cerca de 2,7 mil de toneladas de recicláveis e distribuiu em troca 750 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros, para aproximadamente 5 mil famílias durante o ano.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em 2021, foram realizados mais de 80 mil atendimentos, mais de 22 mil pneus foram coletados, mais de 17 mil vales-transportes foram trocados, quase 34 mil litros de leite, juntamente com quase 10 mil dúzias de ovos, foram entregues para o público do Programa. “O Feira Verde entregou mais 750 toneladas de alimentos para cerca de 5 mil famílias, que tiveram a segurança alimentar garantida pelo Programa, com frutas e verduras de qualidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt (PSB).
O secretário interino de Agricultura, Alexandre Oliveira, comenta que o Programa promove a agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que possibilita, atualmente, a compra de 42% dos produtos de hortifrutigranjeiros dos pequenos produtores da região. “O Feira Verde possibilita o escoamento da produção do agricultor familiar, e a intenção da Prefeitura é aumentar esta porcentagem, gerando renda para mais produtores locais”, disse Oliveira.
De acordo com o regulamento do Programa Feira Verde, a cada quatro quilos de material reciclável ou quatro pneus inservíveis, o cidadão tem direito a trocar por um quilo de alimento. Para a troca por um crédito de bilhetagem para o transporte público, basta a entrega de quatro quilos de material reciclável ou um pneu inservível.
No dia 1º de março retornam as trocas de 30 quilos de recicláveis pelo Vale-Gás, que corresponde a uma recarga de gás de cozinha para os beneficiados cadastrados.
Confira o cronograma para saber onde você encontra o caminhão do Feira Verde no seu bairro:
https://smapa.pontagrossa.pr.gov.br/site/feira-verde/. (Com assessoria)