Divulgação
A iniciativa contou com a participação de outras escolas e cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento.
A segunda Feira Literária da Escola Municipal Mariana Garcez, em Castro, realizada no dia 22 de novembro, encerrou as atividades do projeto de incentivo à leitura desenvolvido para os alunos com apoio da Fundação Lemann, por meio do programa Formar. A visitação foi aberta à outras escolas e cerca de 600 pessoas prestigiaram o evento.
Entre as atividades desenvolvidas durante o ano estava ‘a hora da leitura’, realizada às sextas-feiras em que eram trabalhados clássicos de diversos escritores brasileiros. Outra atividade era ‘a sacola da leitura’ que permitia aos alunos levar livros para casa, além de um caderno para registrar as leituras em família. Havia também, os empréstimos semanais de livros pelos estudantes.
Durante o ano foram feitas avaliações para medir os avanços proporcionados pelo projeto. “Fizemos um diagnóstico inicial, no meio do processo e ao final. Os resultados são muito positivos. O principal objetivo, que é a fluência leitora dos alunos, foi alcançado e atualmente todos os alunos da escola melhoraram muito”, conta a diretora da escola, Vivian de Oliveira.
Para o próximo ano, o projeto será ampliado com ações que envolverão os pais e funcionários do estabelecimento de ensino. (Com assessoria)