Arquivo
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais deve debater ainda o novo modelo de pedágio; os Comitês de Desenvolvimento Territorial atuantes na região; e o Programa Moradia Legal.
O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Castro, Moacyr Fadel (Patriotas), cumpriu agenda ontem, 23, na capital do Estado em busca de novas oportunidades para a região. Uma das reuniões ocorreu com o secretário de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge. “A AMCG irá auxiliar em um novo modelo de desenvolvimento regional beneficiando os municípios menores”, antecipa Fadel.
A construção de mecanismos para atrair indústrias para os municípios com menos de 100 mil habitantes deve ser prioridade no Estado, e conforme o secretário irá “descentralizar a maioria dos investimentos dos grandes centros”. Para contar um pouco mais sobre a proposta e ouvir os gestores da região, Jorge deve participar de encontro ordinário da AMCG nos próximos meses. “Já estamos solicitando informações junto aos nossos municípios sobre os investimentos e empresas instaladas”, conta o presidente.
O fortalecimento dos municípios menores é um dos objetivos de Fadel a frente da AMCG. “A maioria de nossos municípios é de pequeno e médio porte, e para contar com um desenvolvimento regional efetivo é preciso fortalecer a todos”, avalia. (Com assessoria)