25 de agosto de 2020

Ex-dirigentes do DER são multados por falhas no dever de fiscalizar contrato

Arquivo

O então diretor-geral do órgão, Nelson Leal Júnior, e o ex-diretor administrativo-financeiro Élbio Gonçalves Maich foram multados individualmente. A razão foi o controle ineficiente exercido por eles sobre as despesas com contrato terceirizado de manutenção de veículos e máquinas firmado com a JMK Serviços Ltda.

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado julgou parcialmente procedente Tomada de Contas Extraordinária promovida no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). O processo teve origem em Comunicação de Irregularidade emitida pela Quarta Inspetoria de Controle Externo (4ª ICE), após a unidade técnica do TCE-PR realizar auditoria nas principais operações e transações de natureza orçamentária, contábil e financeira feitas pela autarquia entre 2015 e 2018.

Como resultado, o então diretor-geral do órgão, Nelson Leal Júnior, e o ex-diretor administrativo-financeiro Élbio Gonçalves Maich foram multados individualmente em R$ 4.248,80. A razão foi o controle ineficiente exercido por eles sobre as despesas com contrato terceirizado de manutenção de veículos e máquinas firmado com a JMK Serviços Ltda. Segundo a decisão, os pagamentos “eram realizados sem que fossem aferidos os valores cobrados com aqueles praticados pelo mercado”.

As sanções estão previstas no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). Cada uma delas corresponde a 40 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR). O indexador, que tem atualização mensal, vale R$ 106,22 em agosto.

O relator do processo, conselheiro Fabio Camargo, determinou ainda que a decisão seja encaminhada, para ciência, à chefia do Poder Executivo e à Controladoria-Geral do Estado, bem como à 2ª e à 3ª ICEs, unidades técnicas do TCE-PR atualmente responsáveis pela fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda e da CGE, respectivamente.

Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam, por unanimidade, o voto do relator na sessão ordinária nº 22, realizada por videoconferência em 5 de agosto. Cabe recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 1835/20 – Tribunal Pleno, publicado no dia 12 do mesmo mês, na edição nº 2.359 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos