Arquivo
O levantamento, encerrado em 09 de janeiro deste ano, contou com a participação de 448 pessoas. O questionário envolvia 13 perguntas objetivas, além de um espaço para sugestões sobre o serviço.
A Prefeitura de Ponta Grossa segue com os trabalhos dedicados ao novo processo de licitação do transporte coletivo da cidade. Os levantamentos que irão formatar o projeto estão sendo realizados pelo Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e já estão em fase final.
“A nova licitação do transporte coletivo é um dos maiores desafios da nossa gestão, pois impacta de forma direta em muitos aspectos da vida da população. Por isso, temos trabalhado com foco e seriedade para que o novo sistema oferecido aos cidadãos esteja alinhado com as demandas atuais da cidade e pautado pela eficiência, agilidade, inovação e transparência”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Planejamento, Henrique do Vale, a FIPE realizou um grande diagnóstico das potencialidades e limitações que envolvem o transporte na cidade. “É a partir dos dados que estão sendo finalizados pela Fipe e que incluem desde o mapeamento do Município, estudos de linhas e terminais, proposição de demanda, da distribuição de rotas, entre outros temas, que poderemos elaborar o projeto licitatório que será apresentado para a população e dará as novas características necessárias para a operação do sistema na cidade”, explica. Além desses temas, Do Vale também aponta outras situações que já estão entre os levantamentos como a previsão da divisão da licitação em dois lotes e a disponibilização de diversas melhorias aos usuários.
“Com a divisão em lotes, nossa intenção é melhorar a eficiência do sistema, que poderá contar com corredores específicos para transporte de passageiros e uma operação mais fluida dentro da cidade. Já em relação às melhorias, elas incluem desde WiFi, câmeras de monitoramento, ar condicionado, painéis de mensagens, catracas eletrônicas, entre outros”, completa.
Segundo o presidente da Comissão Especial de Estudos e Projetos de Transporte Coletivo do Município, Márcio Rezende, a expectativa do Município é de que a licitação seja realizada ainda no primeiro semestre de 2023. “O andamento dos processos dentro do cronograma depende, neste momento, principalmente da aprovação da proposta que dispõe sobre as diretrizes da prestação do serviço e traz importantes alterações que envolvem o sistema. Uma vez apreciada e aprovada pelos vereadores ainda neste ano, poderemos dar sequência ao projeto licitatório e apresentá-lo para a população já no início de 2023 permitindo que todo o processo seja concluído antes do final do contrato em vigência atualmente”, aponta. (Com assessoria)