6 de agosto de 2018

Estudo de Impacto de Vizinhança viabiliza nova estrutura para viveiro

Divulgação

Mudas produzidas no Viveiro Municipal são usadas no paisagismo de áreas públicas da cidade.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através de uma medida compensatória viabilizada pela Lei de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) referente ao Condomínio Edifício Belvedere, empreendimento da Construtora e Incorporadora Rottas, recebeu na última sexta-feira, a nova estrutura do Viveiro Municipal, espaço onde são produzidas as mudas de flores e árvores usadas no paisagismo das áreas públicas da cidade. Além de mais moderna e funcional, a nova estrutura também foi construída com foco na sustentabilidade, com captação de água da chuva para reaproveitamento.

“O viveiro municipal realiza um importante trabalho no município, com o plantio de flores e árvores em nossas praças e outros espaços públicos e essa nova estrutura é um espaço merecido pelo trabalho que essa equipe desempenha. Esta já a segunda obra que recebemos em parceria com a construtora Rottas, de forma que o Município ganha com novos empreendimentos imobiliários e ganha com ações como essa, uma bela obra que trará mais qualidade para o trabalho desses servidores”, comemorou o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

O investimento na obra foi de R$ 400 mil, garantindo estrutura em container com escritório, refeitório, depósito e garagem, mais as melhorias como pavimentação interna, execução de rede de drenagem e sistema de captação de água. As plantas foram reorganizadas e ainda existe a possibilidade de implantação de um orquidário no local.

“Ponta Grossa é uma cidade que precisa de um trabalho focado na arborização e o Viveiro vem conseguindo mudar essa realidade, mostrando para nós uma Ponta Grossa mais bonita e colorida. A estrutura anterior precisava de modernização e o investimento da Construtora Rottas foi fundamental nesse processo para garantir um local que dará mais qualidade de trabalho para a equipe”, aponta o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

TRABALHO ANTIGO – O viveiro municipal foi criado em 1997, pela então secretária de Agricultura, Sandra Queiroz. Ela esteve presente na solenidade para receber uma homenagem e detalhar o início do projeto. Hoje, a responsável técnica pelo Viveiro Municipal é a agrônoma Isabel Meister, que é servidora pública da Prefeitura há 24 anos.

“Essa casa nova para o trabalho do Viveiro Municipal é um sonho e só temos a agradecer a confiança do prefeito na equipe de paisagismo e no nosso trabalho e à vice-prefeita, que acreditou na revitalização desse espaço. Sem o EIV, não teríamos uma estrutura tão boa como essa que estamos inaugurando hoje”, declara Isabel.

Nos últimos anos, o Viveiro Municipal realizou o plantio de 1.500 flores, 5 mil arbustos e 1.800 árvores nativas de grande porte.

EIV – A Lei dos Estudos de Impacto de Vizinhança foi criada em 2016 e, desde então, já possui 69 estudos protocolados e diversos aprovados. Ela determina que grandes empreendedores entrem com ações que funcionem como compensação nas regiões em que serão instalados – ou seja, cada grande empreendimento que irá se instalar na cidade deve oferecer serviços que funcionem como neutralizadores dos impactos causados. Na prática, são medidas como implantação de sinalizações, paisagismo em áreas próximas, pavimentações em ruas e reformas de escolas, por exemplo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos