Arquivo
Reeleito, o prefeito quer concluir o seu segundo mandato no comando do Executivo com muitas obras em benefício da população e para o desenvolvimento do Município: “Vamos aumentar o ritmo e transformar nossa cidade em um canteiro de obras ainda maior”.
Faltando 20 meses para o término do mandato dos prefeitos eleitos e reeleitos, muitos foram e ainda são os desafios daqueles que iniciaram a gestão em meio à pandemia da Covid-19 e que mudou o cenário mundial, afetando o dia a dia das pessoas, os rumos da economia, e claro, a administração dos municípios. Paralelo a isso, o Brasil viveu eleições para Governo do Estado e Presidência da República, assistiu a uma onda crescente de ataques A escolas e está na expectativa de novos rumos para a economia. Os Blogs do Doc.com e do Johnny conversaram com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) para saber como cada um enfrentou essas situações, o que fez e quais as expectativas para esses meses que ainda têm pela frente.
Iniciando a série de reportagens, a entrevista de hoje, 15, é com o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio Artur de Matos.
BD/BJ – O senhor já completou pouco mais de dois anos de mandato. Quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas da administração até agora?
MARCIO DE MATOS – Eu venho de uma reeleição, então demos continuidade no trabalho dos primeiros quatro anos. Tivemos inúmeras conquistas, como grandes avanços na estrutura de educação, saúde, esporte, lazer, cultura, infraestrutura, na área social, entre tantas outras.
Revitalizamos dezenas de praças, construímos complexos esportivos e de lazer; construímos e reformamos escolas e CMEIS; reformamos nosso teatro; ginásios; construímos Unidades Básicas de Saúde (UBS); trocamos toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED; implantamos o programa Feira do Bem; temos mais de 130 quilômetros de ruas asfaltadas, entre outras dezenas de conquistas que fazem de Telêmaco Borba uma nova cidade a cada dia.
BD/BJ – Qual foi o impacto da pandemia na arrecadação do Município e no repasse dos recursos federais e estaduais e como a administração lidou com isso?
MARCIO DE MATOS – Como todos os municípios, também tivemos dificuldades, porém trabalhamos com criatividade, sem parar nenhum serviço e atrasar pagamentos. Também temos que agradecer os deputados estaduais e federais que nos enviaram recursos durante a pandemia para que pudéssemos manter a qualidade nos atendimentos, principalmente na área da saúde.
BD/BJ – Os municípios foram impactados com a onda de ameaças de violência contra as escolas. Como a administração está trabalhando para garantir a segurança?
MARCIO DE MATOS – Muito antes das ameaças nós já tínhamos uma preocupação especial com nossas escolas e CMEIs. Todos têm diversas câmeras que transmitem ao vivo 24 horas para o Centro Integrado de Segurança, o que nos permite atender prontamente qualquer inconformidade.
Além disso, temos instalados nas escolas e CMEIs o botão do pânico, onde algum funcionário da escola acessa e imediatamente são enviadas forças de segurança para o local.
Após a tragédia de Blumenau, também reforçamos a presença de guardas patrimoniais nas instituições de ensino, assim como, fizemos parcerias com a Polícia Militar para que a Patrulha Escolar reforçasse a ostensividade em torno dos colégios.
BD/BJ – Das metas de campanha, quais o senhor conseguiu alcançar?
MARCIO DE MATOS – Foram várias metas que já estão cumpridas, como a construção da Escola Mãe do Perpétuo Socorro, no bairro Monte Sinai; a inauguração de Complexos de Lazer em vários bairros; a manutenção da malha viária; sem contar a manutenção de excelência de serviços que já vinham da minha primeira gestão, como as melhorias no uniforme escolar; atendimento da saúde; ampliação de programas da prefeitura, etc.
BD/BJ – Qual o maior desafio dessa gestão ainda por vencer?
MARCIO DE MATOS – Nós não podemos parar. Ainda temos obras a inaugurar e iniciar, como a reforma e revitalização da Avenida Horácio Klabin, a construção da Arena Multiuso e a revitalização da Praça Horácio Klabin, entre outras.
BD/BJ – Nestes 20 meses que faltam para terminar o mandato, qual a sua expectativa e o que os munícipes podem esperar?
MARCIO DE MATOS – Vamos aumentar o ritmo e transformar nossa cidade em um canteiro de obras ainda maior. Temos vários desafios pela frente que vamos deixar prontos ou em fase acabamento. São demandas que a nossa população espera há anos, e nós vamos realizar.
BD/BJ – Como o senhor avalia a gestão do governador Ratinho Junior e do Presidente Lula?
MARCIO DE MATOS – O governador está no início do segundo mandato. Está dando continuidade a um bom trabalho, que o fez ganhar a reeleição com certa facilidade. É um jovem visionário e competente, que eu admiro e espero que cumpra com os compromissos que tem com a nossa cidade, que vão beneficiar demais Telêmaco Borba e região, principalmente na questão do tráfego e na área de segurança pública.
Já o Presidente Lula está no início de um novo mandato, acertando os ponteiros de um governo que era antagônico ao seu. Eu torço muito pelo seu sucesso, pois isso beneficiaria nossa cidade e todo o país. Espero que ele recupere a capacidade de governar, que teve no seu primeiro mandato e possa fazer o Brasil crescer de forma sustentável e equilibrada.
BD/BJ – Ano que vem é ano de eleição municipal, o senhor já tem definido quem será o candidato do seu grupo?
MARCIO DE MATOS – Ainda é precoce indicar um nome, até porque temos ao lado pessoas competentes, com gabarito para continuar e melhorar o trabalho que está sendo feito. São pessoas honestas, inteligentes e muito capacitadas, que assim como eu, amam Telêmaco Borba, pensam no futuro e querem o bem da sua população.