PRUDENTÓPOLIS

8 de fevereiro de 2022

“Estamos trabalhando principalmente na geração de empregos”, afirma Osnei Stadler

Arquivo

Obras viabilizadas com a liberação do Governo do Estado, via Secretaria das Cidades (Secid), de R$ 7.479.505,41. O edital foi encaminhado nesta sexta-feira, 12, ao executivo municipal. Segundo o prefeito Osnei Stadler, a empresa vencedora da licitação vai começar em breve o trabalho.

Especial para o Blog do Johnny

O Blog do Johnny dá continuidade hoje, 08, a série de entrevistas com os prefeitos das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul, que avaliam o primeiro ano do mandato diante do desafio da pandemia do Coronavírus e as perspectivas de desenvolvimento para este ano que se inicia.

Tendo já a experiência de ter sido vice-prefeito, o prefeito Osnei Stadler (DEM) registra um primeiro ano de mandato com muitas conquistas. Além da geração de empregos, já houve avanços para a implantação do tão sonhado Parque Industrial com a desapropriação da área que receberá uma série de empresas e investimentos. Em outras áreas, como saúde, destaque para o atendimento do SAMU e do Consórcio de Saúde, tendo também a vinda confirmada de ambulâncias novas e uma UTI Móvel que ficará à disposição da população de Prudentópolis.

Como avalia o primeiro ano de mandato?

Apesar de ter sido um ano muito difícil devido a pandemia, Prudentópolis ainda teve um crescimento muito grande, atraímos investimentos e indústrias, tivemos a geração de emprego bem significativa, uma das melhores do Paraná, quase 3.500 empregos com saldo de quase 1.000 empregos até o fim do ano de 2021, conseguimos em termos de saúde um crescimento excelente, saímos de 70% de atendimento de atenção primária e estamos chegando a quase 100% nos próximos dois meses! Na questão da educação devido a muitas dificuldades ainda conseguimos fazer a reforma de 25 escolas, melhorando a qualidade para os professores e alunos, melhorando a estrutura de informática para os mesmos. Foi um ano de grande proveito em termos de estruturas principalmente na saúde e educação e também no parque de máquinas. Tivemos uma evolução muito grande, continuamos com a setorização com o parque de máquinas atingindo todas as regiões da cidade, e com a setorização não deixamos ninguém muito tempo sem estradas boas.

O primeiro ano, normalmente, é o mais difícil para os gestores municipais. O que ficou para trás e não pôde ser feito?

O principal foi na geração de indústrias para o Município, conseguimos a desapropriação do Parque Industrial que é um pleito e uma demanda do Município, porém ainda não conseguimos deixar pronto para colocar as empresas lá. Mas nesse segundo ano (2022) vamos finalizar a estrutura que depende de outros departamentos (Copel/Sanepar, etc..) para uma infraestrutura adequada.

Em meio a pandemia, saúde e educação são setores que demandam muita atenção e investimentos. Agora, no início de 2022, o que a população pode esperar do seu governo para estas duas áreas?

Na questão da Saúde a gente vem trabalhado desde o ano passado, mas este ano se torna ainda mais frizante a questão do atendimento da atenção primária, queremos chegar a 100% no Município inteiro, entre cidade e interior. Com incremento de mais três ESF’S, um localizado no Centro do Município; um na Vila da Luz; um na Vila das Flores; e mais um localizado no interior, na localidade do Rio da Areia, chegando a 100% de atendimento na atenção primária, sendo uma grande conquista.

Estamos com o SAMU implantado, o consórcio já está funcionando, até o fim de janeiro será contratado os médicos para o atendimento. No final de fevereiro estaremos com mais 02 ambulâncias novas, uma básica e uma avançada. Teremos basicamente uma UTI Móvel à disposição da população de Prudentópolis, para atender na região central e no interior.

Tivemos reuniões junto com os responsáveis da Santa Casa, do Governo e também da SESA (Secretaria do Estado e da Saúde), pra avaliar as questões da UTI. No início do ano em janeiro, foi instalado na Santa Casa o aparelho de última geração “Tomografia Computadorizada”. A aquisição veio através de recursos destinados, uma emenda via deputado federal e também toda questão de infraestrutura e a aprovação junto a regional.

Em relação a educação, as escolas do ensino básico municipal retornarão em fevereiro com as aulas de forma presencial. O mesmo trabalho que foi realizado no ano passado, faremos este ano, com muito investimento, aproveitando aumento do repasse do Fundeb, que precisamos atingir 70% do valor para os profissionais da educação que a gente conseguiu fazer em 2021. E em 2022 já se torna uma preocupação desde o início, a gente está conseguindo fazer reajuste e reposição para estes funcionários e também melhorias para as escolas, temos mais 18 escolas previstas para reformas e melhorias inclusive a construção total de um CMEI novo aqui na região central de Prudentópolis e também estamos buscando uma nova escola na região da Vila Nova.

Já no Turismo, um dos principais setores da economia, o que está sendo preparado para atrair ainda mais visitantes para a cidade?

Prudentópolis já vem se destacando grandemente em nível de turismo e o Governo do Paraná vem dando o aporte e suporte para que as cidades que querem crescer em termo de turismo estejam junto com o governo estadual. Neste sentido estamos vendo a concessão do Monumento Natural Salto São João, que já está em trâmite, isso vai agregar ainda mais para o Município, onde uma empresa particular vai explorar e melhorar a infraestrutura do local.

Tem a questão do Aplicativo online (AppPrude) desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, dando suporte aos turistas, visitantes e moradores locais. E também para divulgar as belezas do município e os pontos turísticos. Neste ano a secretaria de turismo vem realizando o cadastramento de propriedades rurais que tem o interesse em trabalhar com o turismo rural vivencial, contribuindo para a economia local, valorizando os produtos locais, levando a investir cada vez mais nas estradas rurais.

Qual a avaliação que faz da atual gestão do Governo do Estado?

Um governo voltado em pensamento de infraestrutura estadual, mas também nunca esqueceu do Município, temos um bom relacionamento com o governador e com todo o pessoal do legislativo e isso vem a agregar para Prudentópolis.

Tivemos ganhos diretos, com mais de 20 milhões de investimentos em recapes, asfaltos, através de emendas que vieram do governo estadual e também lembrando o quanto o governo estadual trabalha constantemente em infraestrutura, sempre pensando em torno do estado, como as melhorias na rede viária, em energia elétrica, o trifásico rural que vai agregar muito, principalmente a cidade de Prudentópolis que é uma região muito grande e que soma junto a agroindústria em que o nosso município está muito voltado. Então nesse sentido essa parceria que a gente tem e esse pensamento do governo de infraestrutura a nível macro do Paraná só vem agregar muito pra Prudentópolis.

O que já foi feito de investimentos no último ano e o que está planejado para os próximos anos de sua gestão? Como está o orçamento para colocar em prática os principais projetos?

É uma preocupação desde o início que nós assumimos a gestão do executivo em Prudentópolis, a gente vem trabalhando principalmente na geração de empregos e isso já repercutiu no primeiro ano e agora no começo de 2022 que é o retorno da melhoria no orçamento do município. Então com essa melhoria no orçamento a gente já tem previsto pra investimentos em questão de infraestrutura e pavimentação. Temos também a questão do investimento para iluminação de LED no Município. E possuímos dinheiro que adquirimos através de empréstimo junto ao Paraná Cidade de 15 milhões, com mais três milhões em relação ao fundo perdido, que iniciaremos as obras em breve.

E neste cenário eleitoral, qual a expectativa em relação ao próximo governo? Já dá para definir as principais demandas do Município?

A expectativa é muito grande junto com o governador Ratinho, a gente tem absoluta certeza que deve continuar à frente do Governo do Estado do Paraná até pelo trabalho bom que foi realizado e pelo que tem representado para os municípios. No sentido da infraestrutura o governador do Paraná nunca deixou os municípios de lado. Então ele já teve esse investimento e a gente como tem as portas abertas pro Governador, temos certeza que isso vai continuar e o município só tem a crescer se a gente tiver junto apoiando o Governador nesse momento de uma reeleição.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Arquivo

26 de novembro de 2024

Familiares de Guilherme Becher morto por Neto Fadel irão depor amanhã na Polícia

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos