Divulgação
Recurso para a unidade do Hospital Erasto Gaertner no Município do Centro-Sul do Paraná permitirá atender cerca de 100 pacientes, em média, por mês. Iniciativa faz parte da estratégia do governo estadual de aproximar os serviços de saúde da casa do cidadão.
O Governo do Estado formalizou ontem, 26, um repasse de R$ 4,8 milhões ao Hospital Erasto Gaertner, em Irati, no Centro-Sul do Paraná. Com os recursos, a unidade passará a fazer atendimento em oncologia para uma média mensal de 100 pacientes, realizando desde exames até o acompanhamento de evolução dos casos.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que a iniciativa é mais uma ação da estratégia do governo estadual de aproximar o atendimento da casa das pessoas, garantindo o acesso facilitado de pacientes ao tratamento, com mais agilidade.
“Neste caso, especialmente, a medida atende o tratamento para uma doença tão sensível como o câncer”, disse o secretário. “O governador Ratinho Junior nos delegou a missão de descentralizar a saúde e é com base nessa diretriz que realiza ações como a de Irati, que asseguram o bem-estar da população “, comentou.
O pagamento será distribuído ao longo dos próximos 12 meses, num valor mensal de R$ 400 mil. Para o prefeito de Irati, Jorge Derbli, o investimento terá um resultado imediato no cuidado de pacientes da região. “O incremento de recursos no Hospital Erasto Gaertner é um passo significativo para garantir que cidadãos não somente de Irati, mas de toda a região, tenham acesso a tratamentos de qualidade e atendimento médico especializado” destacou.
A confirmação do repasse de recurso ocorreu durante uma sessão da Assembleia Itinerante em Irati. O programa da Assembleia Legislativa do Paraná visa a aproximação da comunidade para atendimento mais rápido das demandas.
PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Infraestrutura, Sandro Alex; o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi; o líder do governo na Alep, Hussein Bakri; os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Artagão Júnior, Luiz Fernando Guerra, Pedro Paulo Bazana, Alisson Wandscher, Moacir Fadel, Tiago Amaral, além de prefeitos, vereadores e lideranças locais. (Com AEN)