Arquivo
A professora também vem sendo cobiçada como vice na chapa do deputado federal Aliel Machado, da Federação PT/PCdoB/PV, para a disputa da Prefeitura.
Desfiliada do Partido dos Trabalhadores (PT) há cerca de três anos, segundo apurou o Blog do Johnny junto à dirigentes da agremiação em Ponta Grossa, a professora Esméria Saveli, que comandou à ‘mão de ferro’ a Secretaria Municipal de Educação nos governos Péricles de Mello (PT) e Marcelo Rangel (PSD), é cotada para ser a vice na chapa encabeçada por Rangel na eleição de outubro próximo. Esméria também vem sendo cobiçada como vice na chapa do deputado federal Aliel Machado, da Federação PT/PCdoB/PV, para a disputa da Prefeitura.
No governo Rangel, Esméria foi alvo de críticas por protestar contra o governo Bolsonaro no desfile cívico da Independência em 2019. No dia em que o Presidente convidou a população para sair às ruas de verde e amarelo, Esméria optou por roupas pretas para participar das atividades cívicas no centro da cidade. A cor foi escolhida pelos opositores do governo em todo o país como forma de protesto.
A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, em nota de repúdio, declarou que “a Prefeitura peca, por fazer de um momento cívico, um momento de manifestações de cunho marxista”.
Esméria junto com Marcelo Rangel foi responsável pela implantação do ensino em tempo integral no Município. Ela tornou a educação em Ponta Grossa modelo, reconhecida em todo o País, tendo recebido diversos prêmios.