Arquivo
A família do empresário contesta a versão de legítima defesa apresentada pelo político e critica a soltura de Neto Fadel pela Polícia Civil, tendo ouvido apenas o depoimento do vereador e testemunhas ligadas a ele, defendendo que a prisão em flagrante deveria ter sido mantida.
O empresário Guilherme de Quadros Becher, proprietário de um material de construção na Santa Paula, 32 anos, foi baleado após discussão e tiroteio em um condomínio de chácaras na região da Maltaria dos Campos Gerais, próximo à PR-151, em Ponta Grossa, no final da tarde desta quarta-feira, 20. O empresário chegou a ser socorrido por familiares ao Hospital Bom Jesus, mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito à noite.
O suspeito dos tiros contra o empresário é o presidente da Câmara Municipal de Castro, Miguel Zahdi Neto (PSD) – Neto Fadel, 35 anos. Ele foi detido pela Polícia Civil e encaminhado para a 13ª Sub Divisão Policial, sendo liberado após ser ouvido juntamente com familiares e amigos que acompanharam o fato, alegando legítima defesa.
Segundo apurou a Polícia Civil até o momento, incomodado com o barulho em razão de crianças estarem andando com um quadriciclo no condomínio, o empresário teria efetuado disparos de dentro da sua residência em direção à casa vizinha do vereador. O vereador e familiares se dirigiram até o local para tomar satisfação sobre os tiros. A mãe do empresário teria revelado que o mesmo estava embriagado e alterado. Nesse momento, o empresário teria saído da residência com duas armas de fogo que foram apreendidas pela Polícia e efetuado novos disparos, sendo alvejado pelo vereador em legítima defesa e dos seus familiares.
Neto Fadel possui porte de arma expedido pela Polícia Federal e a pistola estava registrada em seu nome.
Após ser alvejado, foi chamado socorro médico e a Polícia Militar. Guilherme foi levado ao hospital por familiares antes da chegada da ambulância, vindo a óbito na sequência.
As informações são do delegado Luís Gustavo Timossi, que atendeu a ocorrência e informou que será aberto inquérito policial e ouvido novas testemunhas, como os familiares do empresário, que até o momento não prestaram depoimento.
A quantidade de disparos está sendo apurada pela necropsia. Ainda não há informações sobre o velório nem sobre o sepultamento de Guilherme. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram o falecimento.
No local do crime, a PM apreendeu duas pistolas, sendo uma calibre .380 e outra 9 milímetros. Um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 22 também foram recolhidos para a delegacia. Além disso, seis estojos de munição do calibre 38 foram apreendidos junto com um pote contendo várias munições calibre 22.
Neto Fadel é o presidente da Câmara Municipal de Castro, assumiu a Prefeitura interinamente recentemente por seis meses e foi o candidato derrotado nas últimas eleições municipais. Ele é sobrinho do deputado estadual e ex-prefeito de Castro, Moacyr Fadel (PSD).