Divulgação
Últimas tratativas estão sendo definidas para consolidar a instalação da escola no Município.
A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) cumpriu agenda ontem, 1º, em Brasília, juntamente com o governador Ratinho Junior e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, para tratar de assuntos relacionados à vinda da Escola de Sargentos das Armas (ESA) a Ponta Grossa.
A comitiva esteve na sede da Embrapa, em tratativas com o presidente Celso Luiz Moretti, para deliberar sobre a desocupação da Fazenda Modelo, área de 4,5 mil hectares que será destinada à construção da ESA. “Nós formalizamos e tivemos a concordância da Embrapa na destinação dessa área para o Exército. Esse poderia ser um entrave para a vinda da escola, que agora está resolvido”, comemora a prefeita.
Elizabeth também esteve na sede do Quartel do Exército Brasileiro em audiência marcada com o comandante geral, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, onde apresentou pessoalmente as propostas, o potencial econômico e logístico de Ponta Grossa para ser o Município sede da Escola. “Tivemos a oportunidade de mostrar o quanto nossa cidade é preparada para receber a ESA. Estamos bastante confiantes e nos preparamos agora para receber o general em Ponta Grossa no mês de julho”, comenta.
Ponta Grossa é uma das três finalistas do processo de seleção do Município que irá sediar a ESA, uma das mais tradicionais instituições militares brasileiras. O Município disputa a Escola com outras duas cidades, Santa Maria no Rio Grande do Sul e Recife, em Pernambuco.
Hoje, Ponta Grossa sedia a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, e responde efetivamente pelo comando de diversas organizações militares, contendo estrutura diferenciada, como um aeroporto com voos regulares e imóveis públicos disponíveis para a implantação da unidade. A decisão de qual será a cidade sede da ESA acontecerá em agosto. (Com assessoria)