Arquivo
Prefeita e secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional representarão Ponta Grossa em missão econômica do Governo do Estado no Japão.
A prefeita Elizabeth Schmidt submeteu à Câmara de Vereadores de Ponta Grossa um pedido de autorização para ir ao Japão entre os dias 1º de março e 10 de março de 2023, integrando missão econômica chefiada pelo governador Ratinho Junior (ambos do PSD). A prefeita irá acompanhada pelo secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Barbosa Pinto.
No Japão, a prefeita visitará potenciais investidores no parque industrial de Ponta Grossa. As despesas da viagem – tanto dela quanto do secretário Paulo Barbosa Pinto – serão cobertas em parte pela prefeitura e parte com recursos próprios.
A missão internacional está sendo organizada pela Invest Paraná, agência de captação de negócios ligada à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços. O objetivo é aproximar as empresas paranaenses com o mercado externo para a prospecção de novos negócios. A agenda prevê o encontro com empresários japoneses da agroindústria de proteína animal.
“A missão ao Japão tem motivo especial por serem mercados muito promissores e grandes de proteína animal que o Paraná pode oferecer a eles. Mas temos barreiras comerciais sanitárias que o Japão ainda não conseguiu vencer junto com o Ministério da Agricultura do Brasil. A ideia é de que o governador, junto com o secretário de Agricultura e outros secretários, formem uma força-tarefa para habilitar o Estado na venda de proteína animal ao mercado asiático”, explica o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco.
Dentro desse planejamento, a Invest Paraná foi a Brasília ajustar a missão com o Ministério da Agricultura, o Ministério das Relações Exteriores, a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), além da Embaixada do Japão. “Existe toda uma preparação antes de cada missão, já que o empresário sozinho não tem como chegar nesses órgãos. Esse é o papel da Invest Paraná: abrir portas para que o empresário vá direto ao ponto nas missões, que é negociar”, enfatiza Rocco.
No Japão, a missão participa da Foodex, maior feira de alimentos da Ásia. A comitiva da Invest Paraná também vai oferecer o projeto da nova Ferroeste para empresas ferroviárias japonesas interessadas em operar no Paraná. (Com assessoria e AEN)