Arquivo
A família Chociai ensaia uma aproximação com a família Canto, mas mesmo sendo expurgado do governo municipal e estadual, exige a vice na chapa da deputada Mabel Canto. Recentemente a prefeita Elizabeth Schmidt requereu que Elizeu Chociai se reapresentasse ao cargo de auditor fiscal da Prefeitura de Ponta Grossa.
A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) requereu que o auditor fiscal da Prefeitura de Ponta Grossa, José Elizeu Chociai, se reapresente no cargo. Ele está cedido para o Governo do Estado sem ônus para o Município, onde ocupa o cargo de diretor de Administração e Finanças da Paraná Cidade.
Elizabeth rompeu com a família Chociai após diversos ataques do presidente da Câmara Municipal, Filipe Chociai, filho de José Elizeu. A prefeita já exonerou diversos cargos em comissão indicados por eles, entre eles o do secretário municipal de Meio-Ambiente, André Pitela.
No Estado, o salário de Chociai é de mais de R$ 26 mil, enquanto na Prefeitura é de R$ 4,6 mil, mais produtividade se tiver. Na oposição ao prefeito Marcelo Rangel, Chociai foi colocado para auditar a Estação Rodoviária, ficando instalado junto ao guarda-volumes. Ele deve reassumir o cargo na Prefeitura na próxima semana.
A prefeita Elizabeth Schmidt também se prepara para assumir o comando do PSD local, atualmente presidido por José Elizeu.
Desde a última eleição, José Elizeu perdeu força política. Tentou lançar o filho Mateus Chociai, candidato a deputado federal pelo PSB e bateu de frente com o deputado federal e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD). Na campanha mais uma vez bateu de frente com os irmãos Sandro e Marcelo Rangel, deputado estadual e secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, quando exigiu que a estrutura da campanha do governador Ratinho Júnior (PSD) fosse dividida entre o comitê dos irmãos e o seu comitê da campanha do deputado estadual e líder do Governo Hussein Bakri (PSD).
Hussein Bakri fez míseros 2.659 votos em Ponta Grossa com o apoio de cinco vereadores: Filipe Chociai, Daniel Milla, Paulo Balancin, Léo Farmaceutico e Pastor Ezequiel, além do secretário municipal de Meio Ambiente, André Pitela. Além dos apoios, o líder do Governo tinha uma folha de serviços prestados em favor da cidade. O deputado confiou a coordenação da sua campanha na cidade a José Elizeu. A expectativa do deputado era fazer 5 mil votos em Ponta Grossa, mas Chociai entregou somente a metade dos votos na cidade, mesmo com toda a estrutura da campanha do deputado e dividindo a estrutura da campanha do governador Ratinho Junior.
A reapresentação ao cargo na Prefeitura de Ponta Grossa demonstra que José Elizeu não tem mais força nem mesmo junto à Bakri, que poderia fazer um apelo à prefeita Elizabeth Schmidt ou ao governador Ratinho Júnior para permanecer no Governo do Estado.
A família Chociai ensaia uma aproximação com a família Canto, mas mesmo sendo expurgado do governo municipal e estadual, exige a vice na chapa da deputada estadual Mabel Canto (PSDB). Mateus Chociai, assessor de Bakri na Assembleia Legislativa, é presidente local do PSB.