2 de outubro de 2024

Elizabeth destaca avanços e propostas na área de inclusão

Divulgação

Uma das grandes realizações da atual gestão foi a criação do CIAC Superação que atende crianças autistas e com algum tipo de deficiência de forma integrada, reunindo atividades em diversos segmentos.

Nos últimos três anos e meio, o suporte às pessoas com deficiência física e intelectual se tornou prioridade na Prefeitura de Ponta Grossa. Candidata à reeleição pela coligação ‘A Força da Verdade’ (União Brasil/MDB), Elizabeth Schmidt investiu pesado na Educação Inclusiva, que ganhou uma nova dinâmica e hoje apresenta números que mostram a evolução na assistência para crianças que formam o público-alvo da Educação Especial: entre eles está o número de auxiliares de inclusão para atendimento das crianças, que cresceu 243% de 2021 para 2024 – o número saltou de 126 para 433.

Outra mudança significativa foi a criação do Centro Integrado de Atendimento à Criança (CIAC Superação), que funciona na rua Ermelino de Leão (no prédio da antiga Usina do Conhecimento) e oferece assistência integrada em quatro áreas: Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes, de maneira multidisciplinar, contando com uma equipe especializada e uma estrutura até então inédita. “No CIAC ocorrem inúmeras atividades pedagógicas e comportamentais para os alunos, inclusive atendimentos com médicos, psiquiatra e terapeuta. É um trabalho inédito que está oferecendo muitos resultados positivos para as famílias e na sala de aula para nossos alunos”, explica Elizabeth.

Entre os públicos atendidos no CIAC estão os alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA), distúrbios de aprendizagem, transtornos mentais, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, algum tipo de deficiência física ou psicomotora, além de estudantes com altas habilidades e outros diagnósticos. Neste espaço, eles têm acesso a serviços de psicologia escolar e clínica, apoio de cunho pedagógico em desenvolvimento motor, estimulação cognitiva, manejo de comportamento, artes visuais e musicalização; também é disponibilizado o Serviço Social Escolar, com acesso a benefícios sociais, além dos atendimentos clínicos que são de atribuição da Fundação Municipal de Saúde.

Outro diferencial da atual gestão na área da inclusão está no Ginásio de Esportes Jamal Farjallah Bazzi, espaço destinado a prática de esportes para pessoas com deficiência: diversas atividades auxiliam este público a estimular a parte motora, cognitiva e digital, com uso de tecnologias e jogos. Além disso, no momento, a política de paradesporto em Ponta Grossa oferece 20 modalidades e atende cerca de mil pessoas por mês.

Elizabeth destaca que, no seu plano de governo para os próximo quatro anos, a meta é ampliar aos serviços já oferecidos, além da construção da sede própria do CIAC. “Queremos cada vez mais a inclusão de pessoas com deficiência, sejam elas crianças, adolescentes ou adultos. Já evoluímos e avançamos muito no atendimento, vamos avançar ainda mais. Ponta Grossa é uma cidade para todos”, finaliza. (Com informações da Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

21 de novembro de 2024

Empresário é baleado e morre em condomínio de PG; Atirador seria Neto Fadel de Castro

Arquivo

19 de novembro de 2024

Paranaenses já enviam sugestões para o orçamento do Paraná de 2025

Divulgação

18 de novembro de 2024

Mulheres representam a maioria dos MEIs em Ponta Grossa

Divulgação

18 de novembro de 2024

Assistência Social de PG recebe mais de R$ 520 mil destinados por Aliel Machado

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos