19 de abril de 2023

Elizabeth anuncia contratação de 100 Guardas Municipais e 80 Assistentes de Educação

Divulgação

Durante reunião, a prefeita também assinou o decreto que cria o Observatório da Criança e do Adolescente, além de definir ações de segurança conjuntas entre o Município e Forças de Segurança.

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), anunciou hoje, 19, a contratação de 100 novos Guardas Civis Municipais e de 80 assistentes de educação. O anúncio foi feito durante reunião que contou com a presença das secretárias municipais de Cidadania e Segurança Pública, Educação, e da Família e Desenvolvimento Social, o vice-prefeito Capitão Saulo (Republicanos), além de representantes das Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Poder Judiciário, Procuradoria Geral do Município e do gabinete da prefeita.

“Nós estamos todos unidos e preocupados com a segurança das nossas crianças, que são nosso maior patrimônio. Por isso, além das medidas que já temos promovido para o reforço da segurança nas nossas escolas, como a ampliação das ações de patrulhamento, do sistema de monitoramento, implantação do botão do pânico, entre outras, também iremos contratar 100 novos guardas municipais e 80 assistentes de educação. Dessa forma, poderemos ampliar as medidas de cuidado e segurança e promover um trabalho ainda mais direcionado e contundente em Ponta Grossa”, destacou a prefeita.

De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a ampliação do efetivo irá resultar na execução de medidas mais eficientes e ágeis, permitindo o emprego de mais equipes nas ações preventivas, ostensivas e de inteligência não só direcionadas para as unidades escolares, mas para o Município como um todo. “A contratação de novos agentes é um compromisso que o Município já tinha assumido e que agora será implementado com a previsão do preenchimento de 100 novas vagas da Guarda Civil Municipal. Esse é um investimento muito importante para a segurança pública da nossa cidade e que irá impactar de forma muito positiva no trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Prefeitura nos últimos meses”, afirma Tânia.

Segundo a secretária de Educação, Simone Neves, a contratação de 80 assistentes de educação é um grande avanço para a comunidade escolar. “Os assistentes de educação são responsáveis, entre outras atividades, pelo controle do acesso das nossas crianças, pais e visitantes nas Escolas e Cmeis da nossa cidade. Nós já estamos desenvolvendo ações voltadas para a segurança e proteção dos alunos conforme as recomendações do Ministério da Educação. Com a contratação de mais servidores, poderemos reforçar esse trabalho e promover medidas ainda mais eficientes dedicadas ao cuidado dos alunos da rede municipal de ensino”, explica.

Sobre as contratações, a secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, o chamamento dos assistentes de educação deve acontecer nos próximos dias, assim como a convocação para que classificados no último concurso da Guarda Civil Municipal deem sequência ao processo de seleção.
“No caso dos assistentes de educação, a contratação será feita no decorrer das próximas semanas. Já para os novos GCMs, a previsão é de que eles comecem a atuar no segundo semestre deste ano, uma vez que ainda se faz necessária a realização das etapas de avaliação psicológica, médica e de pesquisa social para a finalização do processo de seleção e início da escola de formação de Guardas Municipais”, explica Cliciane.

OBSERVATÓRIO – Ainda durante a reunião, a prefeita Elizabeth Schmidt também assinou o decreto que cria o Observatório da Criança e do Adolescente. O órgão terá como missão analisar, sugerir e propor políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no município de Ponta Grossa, sob a articulação da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social.

“Esse é um órgão muito importante para nossa gestão e que com certeza trará impactos muito positivos nas questões que envolvem nossas crianças e adolescentes”, aponta a prefeita Elizabeth Schmidt.

Integrarão o Observatório, a convite da Secretaria da Família, representantes de todos os segmentos estabelecidos de atenção, cuidado, orientação e educação de crianças e adolescentes, em particular a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, o Núcleo Regional de Educação, o Ministério Público, o Juizado da Infância e da Adolescência, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Segundo a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, a criação do observatório é um grande passo para o avanço das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. “O Observatório, que já era uma necessidade que há tempos buscávamos suprir dentro das ações do Município e que agora está sendo implementada. Tenho certeza de que o Observatório será uma importante ferramenta para que sigamos avançando no cuidado das nossas crianças e adolescentes”, apontou.

PRESENÇAS – Participaram da reunião a prefeita Elizabeth Schmidt, o vice-prefeito Capitão Saulo, as secretárias municipais Tânia Sviercoski (Cidadania e Segurança Pública), Simone Neves (Educação), Tatyana Belo (Família e Desenvolvimento Social), o procurador geral do Município, Gustavo da Matta, o chefe do Gabinete da prefeita, Edgar Hampf, o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ginotti, o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Nagib Nassif Palma, a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolecente Vítimas de Crimes (Nucria), Ana Paula Cunha, a comandante da Guarda Civil Municipal, Maribel Krum, a promotora da Vara da Infância e Juventude, Caroline Schaffka Teixeira de Sá, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mônica Mongruel. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos