Arquivo
Na última semana, a prefeita recebeu o empresário Márcio Pauliki. A pedido da Casa Civil, a prefeita indicou como representantes de Ponta Grossa junto ao Governo do Estado, os deputados estaduais Hussein Bakri e Mabel Canto.
A Prefeitura de Ponta Grossa teve a ‘porteira fechada’ nos últimos oito anos durante a gestão do ex-prefeito Marcelo Rangel (PSDB) para lideranças políticas, principalmente para deputados federais, já que o seu irmão, Sandro Alex (PSD), ocupava o cargo. Rangel em seu primeiro governo manteve aliança com o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) e, no segundo mandato, com o deputado estadual Hussein Bakri (PSD), mas nenhum dos dois teve um real comprometimento dos irmãos Marcelo Rangel e Sandro Alex em suas eleições na cidade.
Há quatro meses e meio no governo, a sucessora de Rangel, prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), abriu as portas da Prefeitura para diversas lideranças políticas, o que beneficia a cidade na conquista de recursos, principalmente porque Sandro Alex não ocupa mais o cargo de deputado, mas de secretário de Estado de Infraestrutura e Logística. A prefeita demonstra, com isso, atitude republicana e de diálogo.
Embora tenha nomeado o líder do Governo na Assembleia, Hussein Bakri, como representante de Ponta Grossa junto ao governo do Estado, Elizabeth já recebeu e discutiu demandas do Município com os deputados estaduais Plauto Miró, Emerson Bacil (PSL), Gilson de Souza (PSC), que é ligado à vereadora Missionária Adriana (SD), Michele Caputo Neto (PSDB), Alexandre Amaro, que é ligado ao vereador Pastor Leandro Bianco (ambos do Republicanos), entre outros.
Além destes, a prefeita tem mantido diálogo aberto com o deputado federal Aliel Machado (PSB).
Embora isso seja benéfico para a cidade, mostra uma espécie de desconsideração com os irmãos Sandro Alex e Marcelo Rangel que a elegeram com o seu prestígio político e são candidatos a deputado nas eleições do ano que vem.
Além de abrir as portas da Prefeitura, o grupo político da prefeita Elizabeth Schmidt cogita ter candidaturas próprias a deputado em 2021, entre os nomes cotados estão o filho da prefeita, Rodrigo Schmidt, o secretário municipal de Governo, Sebastião Mainardes Júnior (PSD), e o vice-prefeito Capitão Saulo Hladyszwski (PSD), a despeito dos irmãos Sandro Alex e Marcelo Rangel.