Blog do Johnny
Em coletiva de Imprensa hoje, 23, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, anunciou que recebeu a confirmação da Ambev, para a instalação da maior fábrica de vidros sustentáveis do País. A construção começa este ano, com a criação de 1,5 mil vagas de emprego durante a obra. A partir do início da operação, projetada para ocorrer em 2025, serão entre 300 e 400 postos diretos e mais de 1.000 indiretos.
Em coletiva de Imprensa hoje, 23, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), anunciou que recebeu a confirmação da Ambev, para a instalação da maior fábrica de vidros sustentáveis do País, em um investimento de R$ 1 bilhão, com intenção de que a planta industrial seja duplicada nos próximos anos. A prefeita estava acompanhada do vice-prefeito Jeverson da Silva, vereadores e secretários municipais.
“É com grande alegria que fazemos o anúncio de um novo marco para Carambeí, que começa a entrar na linha do progresso. Hoje pela manhã recebi a ligação de um dos diretores da Ambev, informando que eles haviam batido o martelo e assinado o contrato de compra e venda da área. Foram seis meses de trabalho árduo junto com a nossa equipe, recebendo a comitiva da Ambev, o proprietário da área, verificando projetos de iluminação e análise de solo”, revelou a prefeita Elisangela Pedroso, ressaltando que um dos protocolos da empresa até a confirmação do investimento no Município foi o de sigilo das negociações, e lembrando que as tratativas iniciais foram feitas durante a viagem para Dubai, quando integrou a comitiva paranaense a convite do governador Ratinho Junior (PSD) para apresentar os potenciais do Estado para novos investidores.
A prefeita afirmou ainda que a conquista é resultado de um projeto de iniciativa do Poder Executivo, aprovado pela Câmara Municipal no final do ano passado, para a retomada da industrialização do Município. “Quando assumimos a gestão, verificamos que Carambeí precisava de novas fontes de emprego, para dar oportunidade aos nossos jovens e também visando o aumento da arrecadação do Município”, disse Elisangela agradecendo o apoio dos vereadores e ressaltando que a fábrica trará benefícios não apenas para Carambeí, mas para toda a região dos Campos Gerais.
O protocolo de intenções havia sido assinado com o Governo do Estado no fim do ano passado. A construção começa este ano, com a criação de 1,5 mil vagas de emprego durante a obra. A partir do início da operação, projetada para ocorrer em 2025, serão entre 300 e 400 postos diretos e mais de 1.000 indiretos.
“Esse é mais um investimento fantástico para o Paraná. A Ambev já é uma referência em sustentabilidade no nosso Estado e no mundo. Agora, eles trazem mais essa boa notícia: uma indústria de garrafas de vidro, que segue a política da empresa de fazer a reciclagem das garrafas. É mais geração de emprego e renda que atraímos para o Estado”, ressaltou o governador Ratinho Jr.
A planta industrial vai produzir garrafas a partir da reciclagem de cacos recolhidos, fruto de parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas da região. Serão produzidas garrafas dos tipos long neck, 300 ml, 600 ml e 1 litro para diversos rótulos da empresa, como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten. A capacidade produtiva é de até 500 milhões de garrafas por ano, dependendo do tipo. A fábrica vai abastecer cervejarias do Paraná e de diversos outros estados. “Será a segunda fábrica de vidros da cervejaria, uma das mais tecnológicas do mundo e altamente sustentável”, destacou Elisangela.
Ao finalizar, a prefeita Elisangela Pedroso ressaltou o esforço para que o Município que faz divisa com as duas maiores cidades da região: Ponta Grossa e Castro, fizesse parte do processo de desenvolvimento e industrialização da região dos Campos Gerais. Ela também agradeceu o apoio do diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, e do governador Ratinho Jr.
SUSTENTABILIDADE – A nova unidade representa uma aposta no desenvolvimento da logística reversa e economia circular, e está alinhada à meta da empresa de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025.
O vidro, material largamente utilizado como embalagem para bebidas, tem grande potencial de reciclagem. Quando reciclado, além de fomentar a cadeia de logística reversa, gera impactos positivos como redução do consumo de energia e das emissões de CO2 lançados na atmosfera.
A unidade será construída usando apenas fontes de energia elétrica renovável e equipada para operar com biocombustíveis. Além disso, contará com uma estação para tratamento de 100% dos efluentes gerados e reaproveitamento da água utilizada no processo, garantindo alta eficiência hídrica e energética.
Segundo a Ambev, a primeira fábrica de vidros da empresa, inaugurada em 2008 no Rio de Janeiro, é hoje a vidreira que trabalha com o maior percentual de material reciclado do Brasil. Neste ano fez a primeira garrafa de vidro 100% reciclado no país em escala industrial.
ÁREA – A área onde ficará a nova fábrica de garrafas da cervejaria possui cerca de 360 mil metros quadrados e fica localizada às margens da PR-151, próximo ao Posto Menegatti.
AMBEV NO PARANÁ – Além da nova fábrica de vidros em Carambeí, a Ambev conta com instalações em Ponta Grossa e Curitiba, centros de distribuição em diversos municípios e parcerias com o agronegócio de Guarapuava. (Com AEN)