Arquivo
Outros nomes ensaiam candidaturas à Prefeitura em 2024, como Rudolf Polaco, Ricardo Zampieri, Júlio Küller, Capitão Saulo, Guilherme Mazer, entre outros.
Com o resultado da eleição deste ano no início do mês, inicia-se as articulações para a eleição municipal de 2024. Os principais nomes são os dos deputados estaduais Mabel Canto (PSDB), reeleita, Marcelo Rangel (PSD), eleito e ex-prefeito, o federal Aliel Machado (PV), e o estadual não reeleito, Plauto Miró, que deve deixar o União Brasil (UB).
A família Canto foi a grande vencedora da eleição deste ano em Ponta Grossa. Jocelito que venceu a eleição para deputado federal, mas não deve levar por conta da inelegibilidade, deve permanecer fora também da disputa em 24. Já a sua filha, Mabel, que ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura em 2020, é a mais forte candidata devido ao desgaste da administração da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).
O deputado estadual eleito e ex-prefeito Marcelo Rangel é o nome mais forte para enfrenta-la. Embora os Cantos tenham feito quase 2 por 1 votos nesta eleição em Ponta Grossa contra os irmãos Oliveira: Rangel e o deputado federal reeleito Sandro Alex (PSD), Marcelo tem potencial para reverter esse resultado, mostrando a transformação da cidade em seu governo. Vai sofrer com o desgaste da sua sucessora, a prefeita Elizabeth Schmidt, mas que até 2024 deve melhorar a imagem do seu governo com ações previstas para acontecer a médio prazo. Rangel terá o apoio do governador Ratinho Júnior (PSD).
Aliel Machado estará aliado ao PT e PCdoB, na federação que participou desta eleição. Caso Lula vença o segundo turno da disputa presidencial, terá uma posição de destaque em Brasília a partir do ano que vem e o apoio do Presidente. Pode contar com o ex-prefeito e ex-deputado Péricles de Holleben Mello (PT) como seu companheiro de chapa.
Quem achou que o deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (UB) se aposentaria após 32 anos na Assembleia Legislativa enganou-se. Plauto anunciou após não ser reeleito para o nono mandato de deputado que irá deixar o União Brasil e disputar a Prefeitura de Ponta Grossa em 24. Plauto pode se filiar ao PP e contar com o apoio do empresário Márcio Pauliki.
Outros nomes ensaiam candidaturas à Prefeitura em 2024, como Rudolf Polaco (UB), Ricardo Zampieri (PTB), Júlio Küller (MDB), Capitão Saulo (Republicanos), Guilherme Mazer (PSOL), entre outros.