Arquivo
Obras estruturais promoverão a modernização da aviação civil em Ponta Grossa.
A Prefeitura de Ponta Grossa publicou na última sexta-feira, 09, o edital de licitação para a contratação dos projetos e execução de obras do Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo (SBPG), também conhecido por Aeroporto Sant’Ana. O investimento é estimado em R$ 35,3 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Conforme o Plano Aeroviário Nacional, o aeroporto tem potencial para operar mais de 200 mil passageiros/ano. O edital foi publicado no Diário Oficial, Portal da Transparência e na bolsa de leilões.
De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), os investimentos vão permitir a continuidade de melhorias no aeroporto, iniciadas pelo governo estadual e municipal, que viabilizaram os voos regulares iniciados em 2016. O edital prevê a construção de nova taxiway, a reforma e ampliação do pátio de aeronaves, estacionamento de veículos, cerca operacional e terminal de passageiros com mais de 2 mil metros quadrados. “Daremos um passo importante para a modernização da aviação comercial em Ponta Grossa”, disse. A prefeita também anunciou que as tratativas visando a extensão da pista de pousos e decolagens, com o governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística, também está avançando. “As obras que licitamos agora são a primeira parte de um grande processo de modernização e incremento do nosso aeroporto que irá acontecer. Este é um passo importante e relevante e que vem contando com o apoio e empenho do secretário Sandro Alex, que está nos auxiliando muito para que alcancemos o status que desejamos”.
Segundo o cronograma do edital, elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, a conclusão das obras deve acontecer em dois anos e “a licitação compreenderá desde a terraplanagem, pavimentação, drenagem, sinalização, elétrica, equipamentos, auxílio à navegação aérea, paisagismo, ações ambientais, além de outros serviços, adianta o secretário de Planejamento, Celso Santana. “O edital contempla a contratação integrada de serviços técnicos especializados de engenharia para elaboração de Projeto Básico e Projeto Executivo, Execução de Obras de Engenharia Aeroportuária e Serviços Complementares em que serão investidos mais de R$ 35 milhões”, explica José Carlos Loureiro, secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, responsável pelo Aeroporto Sant’Ana. (Com assessoria)