Divulgação
Atualmente, o Restaurante Popular localizado no centro produz cerca de 2.000 refeições diárias
O Restaurante Popular voltou a atender ontem normalmente, servindo almoços das 11 às 13h30. A reabertura contou com a presença da secretária de Assistência Social, Simone Kaminski Oliveira – “Dona Simone”, e sua equipe técnica, que almoçaram no local. Dona Simone anunciou que Ponta Grossa contará com mais uma unidade do programa, no bairro de Uvaranas.
Atualmente, o Restaurante Popular Guilherme Cavina, localizado no centro, produz cerca de 2.000 refeições diárias. Além da refeição para a comunidade a equipe produz alimentos para a Prefeitura. Diariamente, o setor de obras recebe 250 marmitas, e outras 50 são enviadas ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social para a População de Rua (CREAS-POP). O Departamento do Idoso também é atendido pelo estabelecimento, que produz café das manhãs nas sextas-feiras para os participantes da tradicional caminhada no Parque Ambiental.
O trabalho inicia-se às 6 horas da manhã. São 28 funcionários, entre eles 8 cozinheiras. A preparação da alimentação é separada por salas – uma para a cozinha, uma para a manipulação da carne e outra para a manipulação da salada. A higienização ocorre em outro espaço, e os frequentadores levam a sua bandeja direto para a limpeza.
Entre as seis cidades paranaenses que possuem Restaurantes Populares, Ponta Grossa é a única em que o trabalho não é terceirizado. “Nós somos os responsáveis por todas as etapas de produção, diferente de outras cidades em quem uma empresa é contratada para este serviço”, explica o diretor do Departamento de Produção e Aquisição de Alimentos, Francisco Vieira Junior.
CARDÁPIO – Todo o cardápio é elaborado por nutricionista, e cada refeição possui, em média, de 800 a 1.000 calorias. São 12 combinações diferentes, e cada uma leva arroz, feijão, carne, salada, uma guarnição (como macarrão ou farofa, por exemplo) e uma fruta. O consumo de bebidas é proibido, já que a ingestão de líquidos durante as refeições prejudica a digestão do alimento. (Com assessoria)