Divulgação
Construção do local foi projetada pelos alunos do 5º ano da Escola Municipal Zilá Bernadete Bach.
“Se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar”, diz a conhecida canção popular. Na Escola Municipal Zilá Bernadete Bach, as crianças do 5º ano da professora Joycelaine Bach entenderam que podiam mais. Elas estudaram, desenharam, projetaram, fizeram maquetes e mostraram à Prefeitura que era possível não apenas melhorar a rua ao lado da escola, mas construir estacionamento, praça, parque infantil, quadras de esportes, plantar árvores, grama, entre outras ideias.
A construção foi realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa e entregue hoje, 05, para uso da comunidade, no Jardim Dom Bosco. O local foi chamado de Praça da Família.“É a realização de um sonho, de despertar na criança o que é ser um cidadão planetário. É uma questão de pensar no todo, não apenas no quintal da nossa casa. Tudo começou com uma saída de campo, nos arredores da escola, quando verificamos que havia muito entulho, sujeira e oportunidades de melhorias. Então passamos por um longo trabalho e chegamos até a realização de hoje”, conta Joycelaine.
Com a identificação dos problemas, as crianças passaram a discutir como poderiam contribuir para melhorar a cidade. “Eles perceberam que também têm voz, desde que se organizem para isso”, afirma a professora que mobilizou a escola, vários órgãos e secretarias municipais.
Em sala de aula, um grande campo de conhecimento também foi motivado para os alunos. “A gente estudou muitas coisas de matemática, para ver a área que poderia ficar cada coisa, o que poderia ter aqui, estudamos a geografia dos lugares. Foi muito bom, porque aí adquirimos mais conhecimento sobre as coisas”, diz Rafael Souza, autor da maquete mais votada pelos colegas durante a eleição dos melhores trabalhos.
O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) esteve presente para a entrega da nova praça, que tomou o lugar de uma rua que ainda não tinha asfalto. “É um projeto muito bacana, porque é a valorização dos nossos alunos da escola em tempo integral. Foram eles que projetaram, fizeram a maquete no isopor, chamaram o prefeito para mostrar o que fizeram e a vontade que eles tinham que a rua se transformasse em uma área de lazer. E agora elas estão aqui para ver o sonho realizado”, aponta Rangel. Ele ressaltou ainda que a praça foi feita com baixo custo e finalizada em tempo recorde. “Foi tudo muito rápido. Um projeto muito legal, que eu gostaria de ver em outras escolas da nossa cidade, pois envolve educação, projetos, ideias”, completou.
A PRAÇA – A estrutura, que conta com um mini-campo society, quadra de vôlei de areia, academia ao ar livre, parque infantil, pergolado, bancos e estacionamento, foi feita com reaproveitamento de materiais.
As maquetes produzidas pelas crianças foram adaptadas para o espaço, e todos os itens instalados estavam previstos no projeto apresentado pelos alunos. Participaram da nova obra equipes das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Companhia Ponta-grossense de Serviços (CPS) e Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon). (Com assessoria)