Divulgação
Se a eleição fosse hoje, Márcio Pauliki se mantiver na liderança, deve disputar com Mabel Canto ou Professora Elizabeth. Difícil prever qual das duas irá para o segundo turno.
A disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa iniciou equilibrada entre os três principais candidatos: Márcio Pauliki (SD), Professora Elizabeth (PSD) e Mabel Canto (PSC) nos primeiros onze dias que antecederam o início do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. A surpresa ficou por conta da candidata governista Professora Elizabeth, atual vice-prefeita, cuja campanha cresce nas ruas e incomoda os adversários. A justificativa para esse crescimento é a aprovação e o empenho do prefeito Marcelo Rangel (PSDB) na campanha para eleger a sua sucessora.
Nas redes sociais a campanha ainda é tímida e poluente. Nenhum dos candidatos possui uma comunicação digital capaz de atrair os eleitores. Pauliki passou a apostar recentemente nos impulsionamentos (anúncios pagos).
O WhatsApp, a principal rede social, é contaminado por memes, vídeos, fotos antigas e até musiquinhas. O debate de propostas e ideias não existe. O objetivo é atacar o adversário, seja direta ou indiretamente.
A televisão iniciou sem a propaganda da Professora Elizabeth na RPC, afiliada da Rede Globo. O prefeito Marcelo Rangel culpou a emissora. Mabel Canto iniciou com um discurso forte e o apoio do pai, Jocelito. Pauliki foi para as ruas e apresentou apoiadores como os empresários Álvaro Goes e Douglas Taques Fonseca.
Se a eleição fosse hoje, Márcio Pauliki se mantiver na liderança, deve disputar com Mabel Canto ou Professora Elizabeth, difícil prever qual das duas irá para o segundo turno. Apesar de curta, a campanha ainda terá muitas emoções.