21 de outubro de 2024

Diretor administrativo de Itaipu participa do VI ELAC

Divulgação

Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária tem como objetivo refletir sobre as tecnologias sociais e autonomia construtiva.

O diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, participou, no dia 18 de outubro, da sessão de abertura do VI ELAC – Encontro Latino-Americano de Arquitetura Comunitária, na Universidade Federal da Integração Tecnológica (Unila). Na ocasião, foram apresentados trabalhos sobre periferias e movimento de moradia, centrados nos desafios e potencialidades vividos nos territórios periféricos, as experiências de luta e os avanços nas conquistas dos direitos, especialmente o direito à moradia.

Realizado pela primeira vez no Brasil, o encontro fortalece uma rede de compartilhamento de trabalhos de coletivos e profissionais da América Latina que buscam respostas para as problemáticas da habitação no continente, especialmente através de uma arquitetura de caráter comunitário.

Com o tema central Tecnologias Sociais e Autonomia Construtiva no Habitat Latino-Americano, o evento foi organizado em seis eixos: Arquitetura de terra como caminho popular sustentável; Ensino e extensão universitária; Ruralidades e pequenas e médias cidades; Paisagem e espaço exterior doméstico; Diálogos arquitetura, arte e cinema comunitários e Periferias e movimento de moradia.

“Os debates realizados estão profundamente alinhados às ações da empresa, como o Projeto Moradias e a construção da Casa da Mulher Brasileira. Acreditamos que a arquitetura não é apenas sobre edificações, mas sobre criar condições para que a sociedade prospere de maneira inclusiva e sustentável”, afirmou o diretor. “O evento simboliza o poder da academia em promover o diálogo e a colaboração entre os diversos atores que constroem o futuro. Para a Itaipu, foi uma honra apoiar”, complementa.

Para Andréia Moassab, pró-reitora de extensão da Unila e coordenadora geral da sexta edição do ELAC, “não é possível pensar arquitetura comunitária apenas dentro dos muros da universidade, é preciso cada vez mais que a sociedade seja protagonista na apresentação de suas demandas para a realização dos trabalhos de profissionais e comunidade acadêmica”, complementa.

A edição de 2024 contou com representantes de 10 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Foram realizadas conferências, debates, apresentações culturais e visitas técnicas às comunidades locais durante a programação.

Com o patrocínio institucional de Itaipu e do Itaipu Parquetec, o evento também contou com o apoio de movimentos sociais e de entidades da arquitetura: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (Sindarq-PR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAUBR) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAUPR). (Com informações da Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

21 de outubro de 2024

Paraná Pesquisas em Ponta Grossa é impugnada e divulgação proibida

Arquivo

21 de outubro de 2024

Mabel e Sandra fortalecem parcerias para o desenvolvimento de PG

Divulgação

21 de outubro de 2024

Diretor administrativo de Itaipu participa do VI ELAC

Divulgação

21 de outubro de 2024

No final de semana, Elizabeth cumpre extensa agenda e fala sobre propostas

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos