Divulgação
O acumulado do ano, em comparação a 2017, indica também maior colocação de trabalhadores.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, divulgou hoje, 4, o balanço da Agência do Trabalhador referente ao período de janeiro a agosto desse ano. Em comparação ao acumulado do ano passado, a procura por seguro-desemprego diminuiu 10,4%, enquanto a colocação de candidatos no mercado de trabalho subiu 86,9%.
O secretário Paulo Carbonare, analisa que os números, ainda que relacionados apenas à intermediação do órgão, ajudam a medir a empregabilidade de Ponta Grossa. “O balanço de empregos é reflexo direto da economia de uma cidade. No ano passado, por exemplo, tivemos o melhor saldo de empregos entre as maiores cidades do Paraná. E, quanto mais empregos, mais renda é distribuída e mais capital gira no mercado”, avalia.
A oferta de vagas na Agência do Trabalhador também foi ampliada de um ano ao outro, de 3.611 vagas oferecidas através do órgão no ano passado, para 4,5 mil em 2018, o que demonstra um crescimento de 24,6%. O diretor da Agência do Trabalhador, John Elvis Ramalho, destaca a confiabilidade cada vez maior que o serviço tem conquistado junto ao empresariado.
“Em relação às vagas de emprego, o nosso trabalho é selecionar os candidatos de acordo com os requisitos requeridos pela empresa que está oferecendo a vaga. Ao atender essas características, encaminhando apenas aqueles que realmente se encaixam no perfil solicitado. O empregador confia na Agência e continua disponibilizando suas demandas”, aponta Ramalho.
Ele também destaca que a maioria das vagas que sobram é pela falta de qualificação dos candidatos. “A Agência tem oportunidades para todos, de todas as escolaridades, experiências e capacitações. Para utilizar os nossos serviços basta vir até aqui efetuar o seu cadastro e posteriormente as vagas podem ser acessadas até de casa, pelo aplicativo Sine Fácil”, conclui o diretor da Agência do Trabalhador. (Com assessoria)