18 de dezembro de 2024

DER/PR licita anteprojeto de duplicação da PR-151, perto da UTFPR, em Ponta Grossa

Divulgação

Trecho de 5,24 km da rodovia fica no perímetro urbano do Município, ligando a UTFPR à PRC-373. Propostas de preços e propostas técnicas serão abertas em janeiro.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a elaboração do anteprojeto de duplicação da PR-151 entre a PRC-373 e a Rua Charles Louis Jean Renaud, no perímetro urbano de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais. O trecho tem 5,24 quilômetros de extensão, também servindo de acesso para um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Está marcado para o dia 24 de janeiro a sessão de abertura simultânea das propostas de preços e propostas técnicas das empresas interessadas, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. O orçamento estimado para o anteprojeto é de R$ 1.039.210,82.

Uma comissão de contratação do DER/PR irá analisar todas as propostas apresentadas, e atribuir uma pontuação a cada uma, seguindo os critérios em edital para avaliar os preços e a capacidade técnica das empresas. A participante com maior pontuação será convocada a apresentar seus documentos de habilitação para continuar o processo.

“Temos diariamente milhares de pessoas utilizando este trecho da PR-151 para acessar a UTFPR e bairros vizinhos, muito além da capacidade de tráfego da rodovia. É uma situação que estamos dando o primeiro passo para solucionar, com um anteprojeto que irá embasar a contratação da obra de duplicação, encerrando os congestionamentos e evitando acidentes”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “É mais uma promessa desta gestão que estamos levando a termo, que vamos tirar do papel muito em breve”.

“As soluções para a obra ainda serão definidas pelos estudos e análises, mas estamos prevendo um novo viaduto no entroncamento da PR-151 com a Rua Rio Cavernoso, alargamento da ponte sobre o Rio Pitangui e construção de uma segunda ponte paralela, e readequação das rótulas existentes, inclusive próximo ao viaduto da PRC-373”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

Após a conclusão da licitação e a assinatura do contrato, os serviços vão começar pelos estudos de segurança de trânsito, estudos de traçado e plano de trabalho ambiental. O prazo de elaboração do anteprojeto é de 12 meses, e inclui ainda atividades como contagens de tráfego, estudos geológicos, levantamentos de campo, sondagens geotécnicas, plano funcional, campanhas de fauna e de flora, entre várias outras.

O anteprojeto serve como base para a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia de uma obra, geralmente sendo aproveitado para uma contratação integrada futura, que inclui os projetos e a execução da obra em um mesmo contrato. (Com informações da AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de dezembro de 2024

Em tempo recorde, UEPG divulga resultado do vestibular 2024

Divulgação

18 de dezembro de 2024

Aliel Machado avalia aprovação da reforma tributária e destaca justiça fiscal

Divulgação

18 de dezembro de 2024

Solenidade marca processo de convocação de aprovados no concurso da Assembleia

Arquivo

18 de dezembro de 2024

Faynara Merege será a nova secretária de Indústria e Comércio de PG

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos