Divulgação
Licitação prevê recuperação e melhorias de pontes em Ponta Grossa, Palmeira, São João do Triunfo, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Telêmaco Borba, Imbaú, Ivaí e Cândido de Abreu.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) está licitando a reforma de cinco pontes entre os Campos Gerais e o Centro-Sul do Estado. A licitação ocorre na modalidade de concorrência pública, em que a vencedora é definida pela proposta de preço mais vantajosa para a administração pública, após ter toda sua documentação aprovada pelo DER-PR.
O valor máximo para execução das obras é de R$ 1.452.622,04. A abertura dos envelopes de preço será feita em 29 de novembro, às 15 horas, no auditório do DER-PR e transmitida online ao vivo pelo YouTube.
As pontes receberão reparo das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem, recuperação e instalação de dispositivos de segurança como defensas metálicas, melhorias no pavimento, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas ao tabuleiro, pinturas externas, entre outros.
O DER-PR também prevê que a execução dos serviços de manutenção deverá evitar a interdição completa do tráfego nas obras de arte especiais, mantendo pelo menos uma pista aberta para o tráfego de veículos. O prazo de execução será de 120 dias a partir da emissão de ordem serviço.
MAIS REFORMAS – O DER-PR está com licitação em andamento para reformar mais 46 obras de arte especiais, sendo a maioria a de pontes e pontilhões. O investimento previsto pelo Governo do Paraná é de R$ 14 milhões, com obras em quatro regionais: Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Litoral, Sudoeste e Sul.
CONFIRA AS OBRAS DE ARTE ESPECIAIS DOS CAMPOS GERAIS E CENTRO-SUL INCLUSAS NO EDITAL:
Ponte Rio da Vargem (PR-151), em São João do Triunfo.
Ponte Rio Pitangui (PR-151), em Ponta Grossa.
Ponte Rio Forquilha (PR-151), em Palmeira.
Ponte Rio das Almas (PR-438), em Teixeira Soares.
Ponte Rio Imbituva (PR-438), no limite entre Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares.
Governo do Estado vai reformar passarelas e pontes em Telêmaco Borba e região
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou edital para reformas e melhorias em sete obras de arte especiais (passarelas e pontes) nos municípios de Telêmaco Borba, Imbaú e Ivaí, nos Campos Gerais, e em Cândido de Abreu, no Centro.
São três passarelas da PR-160 no perímetro urbano de Telêmaco Borba; a Ponte do Rio Imbaú na PR-340, limite entre Telêmaco Borba e Imbaú; a ponte do Rio dos Índios e do Rio Água Frio, ambas na PRC-487 em Ivaí; e a Ponte do Rio Ubazinho em Cândido de Abreu. A localização precisa de cada estrutura pode ser verificada AQUI, na aba CP 170/2022.
A licitação é realizada na modalidade Concorrência Pública, em que vence a participante que apresentar a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública e tiver sua documentação habilitada. A abertura dos envelopes de preços está marcada para 29 de novembro, às 14h, no auditório do DER/PR e com transmissão ao vivo pela internet.
Os serviços previstos incluem reparo e recuperação de estruturas de concreto, instalação e recomposição de dispositivos de drenagem na OAE e acessos, recuperação de pavimento, novo contrapiso em argamassa, reparo e instalação de nova sinalização e dispositivos de segurança, limpeza, roçada, poda de árvores e pintura, entre outros.
Após término da licitação, assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, o prazo de execução das melhorias é de 120 dias corridos (quatro meses), com os serviços iniciando em Telêmaco Borba, nas passarelas do km 215 e do km 213. (Com AEN)