14 de agosto de 2018

Deputados derrubam vetos de Cida a reajuste de servidores dos outros poderes

Divulgação

Os deputados estaduais derrubaram ontem, por maioria folgada, cinco vetos da governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti, ao reajuste salarial de 2,76% para os servidores públicos dos poderes Legislativo e Judiciário.

Os deputados estaduais derrubaram ontem, por maioria folgada, cinco vetos da governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP), ao reajuste salarial de 2,76% para os servidores públicos da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública. Com a decisão, Cida terá 48 horas para sancionar os aumentos, e caso não o faça, eles retornam para promulgação pelo próprio Legislativo. Os servidores do Executivo seguem com os salários congelados há dois anos.

A derrubada dos vetos contou com mais de 40 votos, e teve participação decisiva dos parlamentares que integram a coligação que apoia a candidatura ao governo do deputado estadual Ratinho Júnior (PSD) – adversário de Cida. Ratinho não votou porque se licenciou do cargo para se dedicar à campanha, que começa oficialmente na quinta-feira, mas orientou os deputados de sua base de apoio a votarem contra os vetos da governadora.  Dos 54 deputados, 22 integram a coligação que apoia a candidatura de Ratinho Jr. e 20 à de Cida.

Na primeira votação, do reajuste para os servidores do TCE, o placar foi de 43 votos pela rejeição do veto, e somente três favoráveis à manutenção. No caso da reposição para os servidores da Assembleia, foram 42 votos contra o veto, e quatro favoráveis, além de uma abstenção. Em relação aos servidores do Ministério Público, 42 deputados votaram pela derrubada do veto, três pela manutenção e uma abstenção. Em relação aos funcionários do TJ, 42 votos contra o veto, dois favoráveis e uma abstenção. Para a Defensoria Pública, 43 votos a 3 e uma abstenção.

Em julho, Cida encaminhou à Assembleia proposta de reajuste de 1% para os funcionários do Executivo, alegando que o governo não teria como conceder a reposição integral da inflação, por estar no limite dos gastos com pessoal e sob pena de romper o acordo de renegociação da dívida do Estado com a União. Na mesma época, Tribunal de Justiça, TCE, MP, Defensoria e a direção do Legislativo apresentaram projetos para reajustar os salários de seus próprios funcionários em 2,76%, alegando terem autonomia orçamentária e financeira em relação ao governo.

Como os parlamentares – incluindo o bloco PSD/PSC do deputado estadual e candidato ao governo Ratinho Jr. – apresentaram emenda para elevar o índice de aumento para 2,76% também para os servidores do Executivo – a governadora pediu a retirada de pauta da proposta. Nos últimos dias antes do recesso, os deputados aprovaram, porém, a reposição para os funcionários dos demais poderes, levando Cida a vetá-los.

Na justificativa dos cinco vetos a governadora afirma que o pagamento destas revisões colocaria em risco o limite para crescimento do gasto primário do orçamento do Estado, de modo que seria insustentável sua implementação. Hoje, antes da votação, o líder do governo, deputado Pedro Lupion (DEM), reforçou que apesar dos outros poderes terem autonomia orçamentária, o reajuste, que terá impacto de R$ 43 milhões este ano e R$ 180 milhões em 2019, sai do mesmo caixa. Ele admitiu, porém, que a pressão dos poderes e a proximidade da eleição dificultaria a manutenção do veto. “É óbvio que os parlamentares têm dificuldade de manter vetos que envolvem Ministério Público e Judiciário, pela pressão. Existe uma dificuldade, até pela proximidade das eleições, de articular a votação dos vetos com a base”, afirmou. (Com informações do Blog Política em Debate)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos