Arquivo
O governador eleito acredita que o recurso poupado poderá resultar em investimentos para saúde, educação, segurança, entre outras áreas.
O Democratas enviou ao deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho, Primeiro-Secretário da Assembleia Legislativa, uma floreada carta assinada por integrantes da executiva estadual e pelos deputados da legenda, apelando para que o parlamentar permaneça no partido (abaixo). “São trinta e dois anos de história, de posições claras de amizade e respeito. São décadas de convívio com um ser humano exemplar, com um parlamentar firme na defesa de Ponta Grossa, dos Campos Gerais e de todo o Paraná, que mereceu a confiança dos paranaenses por sete mandatos consecutivos”, diz um trecho do documento.
Quem baixou ontem na Assembleia Legislativa, prática comum nos últimos dias, e se instalou no gabinete da Primeira-Secretaria, foi o ex-ministro Ricardo Barros, ou “Trator Barros”, como vem sendo chamado pelos deputados o marido da vice-governadora Cida Borghetti (ambos do PP), pela sua capacidade de articulação. Barros conversou com Plauto e atendeu outros deputados e lideranças usando o seu gabinete durante toda a tarde.
Há quem diga que Plauto teria sido dissuadido da intenção de deixar o DEM e do apoio à candidatura de Cida Borghetti ao governo do Estado. Já o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD), pré-candidato preterido do governador Beto Richa (PSDB), que renuncia na próxima sexta-feira, 06, para se candidatar ao Senado, relatou que as conversas que teve ontem com Plauto, o parlamentar se mostrou convicto em sua decisão de apoiar como ele mesmo teria chamado “o novo”, ou seja, Ratinho.
Caso deixe o DEM e o partido decida fazer uma “caça às bruxas” proibindo lideranças como por exemplo os prefeitos de Campo Largo, Marcelo Puppi, secretário estadual do partido que também subscreve a carta, ou de Jaguariaíva, Juca Sloboda, ou ainda os vereadores de Ponta Grossa, Sebastião Mainardes Júnior e Mingo Menezes, de apoiarem Plauto por ele não estar mais filiado ao partido, Plauto vai devolver na mesma moeda, engessando o governo de Cida Borghetti na Assembleia, utilizando de toda a sua experiência e influência junto aos demais deputados como Primeiro-Secretário da Casa.
Entre hoje e amanhã Plauto deverá fazer um comunicado oficial da sua decisão, que tem movimentado o meio político no Estado e em Ponta Grossa.