Arquivo
Mabel Canto definiu Sandra Queiróz. São cotados Júlio Küller de Elizabeth Schmidt; Sebastião Mainardes de Marcelo Rangel; e Liliane Chociai de Aliel Machado.
Com exceção da candidata a prefeita Mabel Canto, que já realizou a sua convenção municipal e definiu como candidata a vice-prefeita a empresária e ruralista Sandra Queiróz (ambas do PSDB), os demais principais candidatos a prefeito definem e mantêm segredo sobre os seus candidatos a vice-prefeito.
A prefeita Elizabeth Schmidt (União), que irá concorrer a reeleição, já tem o nome definido há algumas semanas. Segundo apurou a reportagem do Blog do Johnny, o nome é de um setor representativo da sociedade no qual Elizabeth tem transitado e recebido inúmeros apoios. O blog também apurou que o vice da prefeita em sua campanha a reeleição será do MDB. Outro nome cotado é do vereador Júlio Küller (MDB), líder do governo na Câmara Municipal.
O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD) segundo apurou a reportagem deve dar a vaga ao PL, para retribuir o apoio do partido. O Podemos em sua convenção aprovou uma moção de apoio ao nome do ex-vereador Sebastião Mainardes Júnior, presidente local do PL. Outro nome cotado seria o da vereadora Missionária Adriana, que teria recusado o convite. A preferência de Rangel seria por uma mulher. Outros nomes cotados também são do empresário e ex-secretário municipal de Indústria, Paulo Carbonar, e do empresário e ex-vereador Alessandro Lozza de Moraes.
O deputado federal Aliel Machado (PV) sofre uma pressão do PSB para apoiá-lo. O partido quer indicar o nome da assistente social Liliane Chociai, servidora pública municipal e esposa do auditor fiscal da Prefeitura de Ponta Grossa, José Elizeu Chociai, e mãe do presidente da Câmara Municipal, Filipe Chociai, como sua candidata a vice-prefeita. Uma reunião hoje, 29, no gabinete da presidência da Câmara com a família Chociai iria definir o apoio. O nome de preferência de Aliel seria o da Professora Carmem de Souza (PV). Outros nomes cotados são dos vereadores Geraldo Stocco e Dr. Érick (ambos do PV).
Conforme o calendário eleitoral, de 20 de julho a 5 de agosto as convenções partidárias devem definir oficialmente os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. O pedido de registro na Justiça Eleitoral precisa ser feito até 15 de agosto.
Novo define Dr. Magno Zanelato como candidato a prefeito
O Partido Novo oficializou ontem 28, em convenção municipal na Câmara Municipal, a candidatura de Magno Zanellato à Prefeitura de Ponta Grossa. O partido definiu também Beto Okazaki (Novo) como candidato a vice-prefeito na chapa.
“A partir de agora a cidade de Ponta Grossa tem uma opção diferente. Alguém que chegou nessa cidade há 25 anos e que foi muito bem acolhido por essa gente. Me sinto na obrigação de retribuir tudo isso que foi me dado, o sucesso profissional, sucesso pessoal e familiar. É um grupo que se constitui para uma caminhada para um futuro novo”, disse o candidato.
Magno Zanellato tem 52 anos e é médico pneumologista e cirurgião torácico. Foi vereador de Ponta Grossa na gestão de 2017 a 2020.
Ele também concorreu outras três vezes a cargos eletivos, sem ser eleito: em 2018 se candidatou a deputado estadual, em 2020 à reeleição como vereador e em 2022 a deputado federal.