Divulgação
Atualmente Castro conta com 14 associações de moradores, dez dessas já regulamentadas e outras quatro em trâmite. o curso teve como objetivo embasar pessoas da comunidade para dirigirem as associações.
A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, por meio do Departamento de Relações com a Comunidade, promoveu o Curso de Desenvolvimento de Lideranças para líderes comunitários com a participação de representantes de dez bairros. O encerramento das atividades aconteceu no dia 19 de junho.
Durante cinco encontros, realizados na Escola Municipal Marida da Fonseca Fadel, os participantes tiveram aulas que abordaram temas como Fundamentação de Associação de Moradores e Formação de Chapas para Comissão; Leis Municipais; Forma de Liderança e Trabalho em Comunidades; Como Administrar o Patrimônio da Associação de Moradores; Benefícios que a Associação Traz para a Comunidade; Obrigação dos Associados; Conselho Fiscal e Comissão, e Dissolução de Associação de Moradores.
De acordo com o chefe do Departamento de Relações com a Comunidade, Antonio Carlos Pacheco, o curso teve como objetivo embasar pessoas da comunidade para dirigirem as associações de moradores. “É importante preparar as lideranças comunitárias para eles saibam que as decisões devem ser tomadas em grupo, fruto de um consenso e há leis que regem as associações de moradores”, disse.
Antonio Carlos destaca ainda que atualmente Castro conta com 14 associações de moradores, dez dessas já regulamentadas e outras quatro em trâmite. “O objetivo é que todos os bairros tenham sua associação formada, pois isso significa representatividade organizada junto às autoridades para levar as reivindicações dos bairros”, ressalta.
Já estão oficializadas as associações da Vila Rio Branco, Cantagalo, Rosário, Samambaia, Bela Vista, Nossa Senhora das Graças, Castrolanda, Terra Nova, Abapan e Socavão. (Com assessoria)