Arquivo
Marcus Fabrizio Busato, vulgo “Xixo”, assumiu o cargo em janeiro, mesmo período que a empresa do cunhado, Guilherme Ary Bach, vulgo “Guito”, assumiu o serviço da Prefeitura. O assessor é responsável pela autorização dos vídeos. Vereadores investigam o caso.
Guilherme Ary Bach – Gooh Mídia, empresa de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão, de propriedade do cunhado do assessor de Imprensa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Marcus Fabrizio Busato, vulgo “Xixo”, já recebeu R$ 61.545,00 de janeiro a maio deste ano, para a produção de vídeos lives. “Xixo” assumiu o cargo em janeiro, mesmo período que a empresa do cunhado assumiu o serviço da Prefeitura. O assessor é responsável pela autorização dos vídeos.
Guilherme Ary Bach, vulgo “Guito”, é casado com a irmã de Marcus, Giovana Busato Bach. O casal integrava até recentemente a equipe da Zero Z Produtora de Vídeo, que pertencia a “Xixo” e atualmente está no nome da sua esposa, Caroline Busato.
O vereador Pietro Arnaud (Rede) requereu informações sobre os pagamentos. Ele pretende denunciar eventuais irregularidades. Nos próximos dias, Arnaud e outros vereadores estarão no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para protocolar várias denúncias contra a administração municipal.
A contratação pela administração de empresas pertencentes a parentes de gestor público envolvido no processo caracteriza, diante do manifesto conflito de interesses, violação aos princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade (Acórdão 1941/2013-Plenário, TC 025.582/2011-9, relator Ministro José Múcio Monteiro, 24/07/2013).
AMTT –O cunhado, vulgo “Guito”, também aparece em uma licitação para a contratação de agência de propaganda da Autarquia Municipal de Transito e Transporte de Ponta Grossa (AMTT), no valor de R$ 500 mil. “Guito” foi listado como integrante de uma Subcomissão Técnica indicada por “Xixo”. Esta Subcomissão seria responsável por avaliar através de notas os critérios técnicos das empresas participantes do processo. A licitação, marcada para o dia 24 de junho, foi suspensa alguns dias antes.