10 de março de 2022

Crescente número de crianças autistas demanda investimentos em PG, aponta Küller

Divulgação

Vereador quer garantir ainda mais assistência a este público. Em parceria com o deputado Aliel Machado, a Associação de Proteção dos Autistas (Aproaut) em Ponta Grossa recebeu emenda de R$ 65 mil para custeio da instituição.

Dados oficiais dão conta de que ano após ano a cidade de Ponta Grossa vem apresentando números crescentes em crianças nascidas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

A Secretaria de Estado da Saúde instituiu um cadastro voluntário com o objetivo de formar um banco de dados. Até o início de 2022, somam mais de 600 cadastros. A conta não fecha quando a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho já emitiu 1.253 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), em cumprimento da lei federal nº 13.977/2020.

A Associação de Proteção dos Autistas (Aproaut) em Ponta Grossa vem registrando um aumento significativo na demanda por atendimentos na cidade. Em atividade na cidade há mais de 20 anos, a instituição privada atua por meio de convênios e termos de cooperação firmados com o Município, Estado e governo federal, o que permite ofertar serviços nos setores de saúde, assistência e educação.

O atendimento da Aproaut é com pessoas entre os 03 e 30 anos de idade e atualmente conta com 120 alunos matriculados. Mas a lista de espera gira em torno de 50 pessoas em cada um dos serviços, incluindo a avaliação psicológica, que é aquela que é feita antes do encaminhamento, e que permite o diagnóstico do chamado TEA.

INVESTIMENTOS – O vereador Júlio Kuller (MDB) em parceria com o deputado federal Aliel Machado (PSB) vem garantindo que a instituição esteja amparada. A visita do vereador à instituição formaliza a emenda de R$ 65 mil para custeio da instituição neste ano de 2022. Na ocasião, também esteve em pauta com o vereador a expansão e mais investimentos na área.

“Junto a direção da Aproaut conversamos sobre a estruturação e planejamento de um novo espaço para atender os alunos autistas. Como o índice de nascimento de crianças com autismo é cada vez maior e existe uma fila de espera na instituição, este assunto é prioritário”, diz o vereador Júlio Kuller.

DESAFIO – O vereador Júlio Kuller há anos segue atuante para garantir direitos, fiscalizar e executar os serviços públicos às instituições assistencialistas como a Aproaut; e mais uma vez, demonstra preocupação no atendimento integral aos que precisam. “É conversado sobre a construção de um novo prédio para a Aproaut, inclusive já sugeri o local que seria construído o novo espaço. Temos que trabalhar para resolver isso num futuro bem próximo”, afirma o vereador.

A necessidade de ampliação das estruturas da entidade, tanto física como contratação de profissionais capacitados vem sendo observada há vários anos. Consciente de que a construção de uma nova estrutura é um investimento grande, mas necessário, Küller segue em busca de recursos, na esfera nacional, estadual e municipal a fim de tornar o projeto viável. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos