8 de março de 2023

Correios iniciam entrega dos boletos do IPTU 2023

Arquivo

Em Ponta Grossa, quem paga o IPTU em dia concorre a vários prêmios, através do programa IPTU Premiado.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda, está iniciando a entrega dos boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício 2023. Com os boletos, o contribuinte tem a possibilidade de pagar o imposto de duas formas: em cota única ou a primeira parcela do tributo, ambas com vencimento no dia 31 de março. O boleto pode ser pago nas instituições bancárias conveniadas: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime, Santander e casas lotéricas, sendo via PIX pago em qualquer banco.

O contribuinte também tem a opção de efetuar o pagamento do tributo por meio de um QR Code, que acompanha a correspondência, e direciona o usuário para o Portal do Cidadão da Prefeitura, em que poderá ser pago ou impressa a parcela vigente.

De acordo com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o munícipe que estiver com o tributo de anos anteriores em dia e optar pelo pagamento à vista, terá desconto de 15% no valor do Imposto. “O parcelamento em até 10 vezes continua para facilitar o pagamento pelo contribuinte. Cada parcela deve ser paga até o dia 20 de cada mês”, explicou o secretário.

Conforme a Secretaria da Fazenda, o IPTU 2023 conta com 180.269 cadastros. A expectativa é de uma arrecadação de mais de R$ 170 milhões, entre imposto e taxas.

REVISÃO E ISENÇÃO – O contribuinte que identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel indicada no boleto pode solicitar uma revisão dos valores até o dia 30 de maio. O pedido de revisão pode ser feito tanto na Praça de Atendimento como de forma online, pelo site da Prefeitura.

Quem tem direito à isenção do IPTU também já pode protocolar a solicitação na Praça de Atendimento ou solicitar de forma online, também com prazo final para 31 de outubro. O contribuinte que não realizar o protocolo neste prazo e não realizar o pagamento do tributo, mesmo enquadrado nas regras, poderá ser inscrito em Dívida Ativa caso o valor fique em aberto.

PRAZOS:

31/03 – Pagamento à vista com 15% de desconto para contribuintes adimplentes

31/03 – Vencimento da 1ª parcela (10x – vencimento todo dia 20, de março a dezembro)

30/05 – Prazo final para protocolar pedido de revisão do valor do tributo

31/10 – Prazo final para protocolar pedido de isenção do tributo.

IPTU 2024 – A intenção do Município para 2024 é extinguir definitivamente o boleto impresso do IPTU. De acordo com a Secretaria da Fazenda, isso geraria uma economia de meio milhão de reais com despesas de impressão e entrega da correspondência do tributo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos