Divulgação
O governador Ratinho Junior participou hoje, 21, da cerimônia de posse do novo comandante da Corporação no Estado, coronel Samuel Prestes.
De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), dar mais agilidade ao atendimento à população nas solicitações e análises de projetos, vistorias e fiscalizações é uma das principais metas do Corpo de Bombeiros (CB) do Paraná nesta gestão. “Diminuir prazos é uma missão administrativa que temos que avançar”, disse ele.
Ratinho Jr. participou hoje, 21, em Curitiba, da solenidade em que o coronel Samuel Prestes assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros, em substituição ao coronel Antônio Carlos de Morais, que é subcomandante geral da Polícia Militar e ocupava interinamente o comando do CB.
O governador reiterou a importância e o papel estratégico do CB para a população. “O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais sérias e respeitadas do Brasil e a corporação do Paraná está qualificada como uma das melhores do País”, afirmou Ratinho Jr. Ele disse que nesta gestão o foco do governo do Estado será a estruturação da corporação. “Queremos avançar em tecnologia e inovação, visando a prevenção de desastres e o cuidado com a vida das pessoas”, acrescentou.
Ratinho Jr. lembrou que, para abrir qualquer empresa no Brasil, é necessário o aval do CB. “Hoje há prazos muito alongados. Precisamos dar estrutura ao Corpo de Bombeiros para que a Corporação possa avalizar o funcionamento da empresa de maneira mais rápida, mas sempre preservando as regras de segurança”, apontou o govenador.
CRITÉRIOS – O secretário de Estado da Segurança Pública, general Luiz Felipe Carbonell, disse que o novo comandante do Corpo de Bombeiros foi escolhido por critérios técnicos. “Buscamos pelas melhores pessoas e com as melhores qualificações para assumir cargos adequados às suas competências”, explicou Carbonell.
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, o novo comandante do CB tem a missão de coordenar uma equipe que preste serviços ágeis. “A celeridade no atendimento às vítimas é o empenho do nosso Corpo de Bombeiros”, disse o coronel.
REGIONALIZAR – A importância de regionalizar o trabalho e dar autonomia para os responsáveis locais foi ressaltada por Prestes. “Daremos liberdade para que nossos comandantes locais resolvam os problemas das próprias regiões, mantendo-se próximos da comunidade”, afirmou o novo comandante do CB.
Prestes enfatizou a orientação do governador para agilizar processos de atendimento aos cidadãos. “Continuaremos focados nas ações emergenciais e na expansão de serviços de atendimento à população, além de contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado, para que ele possa se destacar no cenário nacional”, informou ele.
DEFESA CIVIL – Na solenidade, Ratinho Jr. anunciou o coronel Ricardo Silva, também do Corpo de Bombeiros, como novo coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão que agora passa a integrar a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Silva atuava como chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Paraná.
Ratinho Jr. explicou que a Defesa Civil continua vinculada ao gabinete do governador, mas com a reestruturação do governo do Estado e a diminuição de secretarias, deixa de pertencer ao gabinete militar e passa a fazer parte da Secretaria da Segurança Pública. “A ideia é melhorar e dinamizar ainda mais o atendimento”, alegou o governador.
Carbonell contou que todas as vezes em que a Defesa Civil é acionada, naturalmente os órgãos da segurança também são. “Essa integração deverá facilitar a organização do sistema de atendimento, melhorando os trabalhos e o atendimento à sociedade. Juntos nós teremos resultados ainda mais positivos”, declarou. (Com AEN)