Arquivo
O coronel do Exército João Alfredo Zampieri deixa as funções no DER-PR para assumir a diretoria de Regulação Econômica e Financeira da Agepar. O anúncio de um coronel do Exército no comando do DER, no início do governo Ratinho Jr., foi bem recebido, uma vez que o órgão foi alvo de escândalos de corrupção no governo anterior.
O Coronel João Alfredo Zampieri, atual secretário do comando da 5ª Divisão do Exército de Curitiba, será o novo Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). A indicação de Zampieri foi confirmada hoje, 13, pelo governador eleito Carlos Massa Ratinho Junior (PSD).
Formado Oficial da Arma de Comunicações pela AMAN, em 1988, em primeiro lugar do curso de Comunicações e maior média entre todos os sete cursos, Zampieri é graduado em engenharia de telecomunicação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e tem pós-graduação em Gestão de Assuntos Públicos, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Fez curso de Direção para Engenheiros Militares, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), e mestrado em Ciências Militares (Indústria de Material de Defesa).
Zampieri já está participando das reuniões técnicas da equipe de transição na área de infraestrutura e disse que pretende desenvolver um trabalho de valorização da área de infraestrutura, um dos pilares do programa de governo de Ratinho Jr. “A minha ideia, é potencializar a vocação do DER que é promover a infraestrutura de transporte em todas as regiões e no desenvolvimento econômico e social do Estado.”
O governador eleito destacou a importância da infraestrutura em seu governo. “As nossas diretrizes passam pela modernização da infraestrutura do Paraná. Nós vamos investir pesado nessa área e vamos fazer isso da maneira mais eficiente. A indicação do Coronel Zampieri segue o mesmo princípio de todas as escolhas do nosso governo: pessoal qualificado, com formação técnica e um histórico de realizações”.
Zampieri já foi Chefe do 11° Centro de Telemática, responsável pela infraestrutura de Tecnologia da Informação de cerca de 50 organizações militares (quartéis) dos estados do Paraná e Santa Catarina. Foi assessor de Ciência e Tecnologia do Comandante do Exército em Brasília, foi Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército, em Brasília, e Chefe da Seção de Comando e Controle da 5ª Divisão de Exército na capital paranaense. Natural de Curitiba, com 51 anos, Zampieri passará para a reserva do Exército em janeiro próximo. (Com assessoria)