22 de junho de 2020

Coronavírus – O que o Estado pode fazer? Artigo do deputado Requião Filho

Arquivo

“O que, de fato, o Paraná tem feito para reduzir a contaminação do Covid-19? E quais os atos adotados para a manutenção e a recuperação da economia?”

Amigos, a pergunta acima é bastante capciosa, pois hoje não se fala em pandemia sem analisar seus efeitos na economia mundial. O Paraná segue com discursos bonitos, mas na prática, não vemos nada acontecer. Os números do COVID-19 não param de crescer e enquanto isto a economia do Estado segue à deriva.

O Governo fala em combater o COVID-19, mas publica decretos em tom de recomendação. Os paranaenses sofrem e o único que agradece é o vírus!

O Governo fala em estratégias para a retomada da economia no pós-pandemia, mas ninguém sabe quais seriam as ações adotadas para isto, tampouco se sabe quando poderemos viver de forma plena, com um mínimo em educação, saúde e segurança.

É o Governo dos termos bonitos. Fala-se “ação estruturante”, “economia pujante”, “setor produtivo forte”, mas na prática, só existe estrutura, incentivo e força para as grandes empresas. Os pequenos e médios seguem a míngua, esperando transparência para poder se planejar.

Estamos condenados até não se sabe quando, a vivermos no desespero econômico? Realmente, o Estado nada pode fazer agora?

Não duvido das boas intenções do vice-governador, escolhido como porta voz da futura salvação, mas meras palavras não alavancam empregos, não fazem a indústria funcionar, não geram o bem-estar social, muito menos salvam vidas nesse momento difícil!

Já falei sobre todo este discurso midiático do Governo em artigo anterior (leia aqui: de boas intenções o inferno tá cheio), mas hoje resolvi dar uma mãozinha para nossos administradores e estou propondo um Projeto de Lei para auxiliar na Revitalização das Empresas Paranaenses.

Sem endividar o Estado, sem buscar recursos no exterior, sem atender apenas as gigantes multinacionais instaladas nosso território, apresento um Projeto privilegia o empresário local, aquele que gera emprego e renda na sua cidade, aquele que pode manter a economia do Paraná ativa.

Desde o início da pandemia tenho praticamente implorado ao Governador pela redução de imposto, pelo fim da Substituição Tributária, para que volte seus olhos aos pequenos e médios empresários, mas nada tem sido feito. Quem sabe agora, através de uma proposta formal, o Executivo entenda que deve voltar seus olhos para os paranaenses.

Um Estado forte e focado é capaz de manter hígida sua base econômica. O Paraná pode ser mais!

Requião Filho é deputado estadual do MDB.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos