27 de fevereiro de 2019

Copel é reconhecida como a melhor em gestão no Brasil

Divulgação

Copel Distribuição e Copel Telecom foram premiadas na noite de ontem, 26, em São Paulo, pela Fundação Nacional de Qualidade.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) Distribuição ganhou mais um reconhecimento nacional. A subsidiária ficou entre as quatro empresas destaque das organizações apontadas pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) como Melhores em Gestão.

A premiação, que aconteceu na noite de ontem, 26, em São Paulo, concede o título às empresas brasileiras que se destacam pela excelência nas práticas de administração, consideradas em nível mundial. “Temos recebido seguidos reconhecimentos no âmbito da qualidade dos serviços prestados e, certamente, o Modelo de Excelência da Gestão é um instrumento que nos auxilia nessa avaliação positiva do cliente”, afirma o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero. “É uma forma de seguirmos um caminho que define fundamentos seguros para garantir uma gestão excelente e focada em resultados, com sustentabilidade e competitividade”, completa.

ÚNICA DO SETOR – O prêmio reconheceu seis organizações, das quais quatro foram eleitas destaque – entre elas, a Copel Distribuição, única do segmento de energia a levar o título.

O processo de avaliação que definiu as premiadas foi realizado ao longo do ano passado e finalizado após uma análise profunda das práticas de gestão. Entre as ações, são verificados fatores como compromisso com as partes interessadas, pensamento sistêmico, aprendizado organizacional, inovação, geração de resultados financeiros, ambientais e sociais e desenvolvimento sustentável.

“Conseguimos ano passado o tão desejado destaque e sabíamos que, mais difícil do que alcançar o título, é manter-se nele. Por isso, agradeço a toda a nossa força de trabalho e reforço que a gestão é muito importante para nós”, declarou o diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali.

EXCELÊNCIA – A Copel Distribuição implantou definitivamente o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) em 2009, mas anos antes já adotava práticas relacionadas ao MEG. Entre os fatores de destaque estão a certificação de conformidade da Lei Sarbanes-Oxley (SOX), desde 2007; a adoção dos Indicadores Ethos, em 2008, como referência para um modelo de gestão empresarial voltado para a sustentabilidade; e a implantação da Certificação ISO 9001 nos processos principais da Cadeia de Valor.

O resultado é que, em 2014, a subsidiária obteve destaque no Prêmio Nacional da Qualidade da FNQ, na categoria Clientes, e em 2017 chegou ao reconhecimento máximo da Fundação como Destaque no Melhores em Gestão.

A Companhia também levou em 2018 o título de melhor em Qualidade da Gestão da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e, esta semana, foi eleita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a melhor grande distribuidora de energia de todo o Brasil e da região Sul na percepção do cliente residencial, como referência ao Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC).

TELECOM – Reconhecida como case de sucesso, a Copel Telecom também foi contemplada na premiação. Desde 2015 a subsidiária adota o MEG. A empresa já foi destaque como referência em processos no Prêmio Nacional da Qualidade e, há três anos, adota práticas de aprimoramento de gestão por meio de um programa voltado à reestruturação dos processos e mudança do modelo mental.
“Estar entre as melhores pelo terceiro ano consecutivo mostra a importância da excelência de gestão dentro de um mundo competitivo e dinâmico, e isso é fundamental para que as empresas apresentem bons resultados. Não é a toa que na semana passada a Copel Telecom foi eleita a melhor internet do Paraná, tanto em velocidade quanto na qualidade do sinal, pelos próprios usuários”, destaca o diretor da Copel Telecom, Wendell Oliveira.

O PRÊMIO – O reconhecimento Melhores em Gestão foi realizado pela primeira vez no ano passado, em substituição ao Prêmio Nacional da Qualidade. Todos os anos, a FNQ recebe diversas candidaturas de empresas dos mais variados segmentos, mas, historicamente, apenas cerca de 15% das concorrentes conseguem superar a faixa de corte da pontuação e conquistar sua posição entre as empresas com melhor gestão no Brasil. (Com AEN)


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