12 de janeiro de 2024

Conselheiros tutelares são empossados para gestão 2024/2027 em PG

Divulgação

Devida a grande quantidade de atendimentos em 2024, estrutura do Conselho Tutelar será ampliada com mais uma unidade. Em Ponta Grossa, 32 Conselheiros foram eleitos, sendo 15 titulares e 17 suplentes.

A Prefeitura de Ponta Grossa e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram nesta quarta-feira, 10, na Câmara Municipal, a cerimônia de posse dos novos membros dos Conselhos Tutelares para o quadriênio 2024/2027. Em Ponta Grossa, 32 Conselheiros foram eleitos, sendo 15 titulares e 17 suplentes.

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) deu as boas-vindas aos conselheiros tutelares empossados, destacando que a partir desta data eles terão uma grande responsabilidade nas mãos, sendo guardiões dos direitos das crianças e adolescentes da cidade de Ponta Grossa. “Preservar as crianças e adolescentes da violência – de qualquer tipo – e de todos os riscos sociais, é uma obrigação de toda pessoa. Tanto quanto a de garantir acesso à Educação, ao lazer, à alimentação adequada e às oportunidades de evolução. Vivemos numa cidade maior, melhor e cada vez mais humana. Queremos viver numa cidade também mais justa e cada vez mais segura. Para todos”, disse.

Dados recentes de Ponta Grossa contabilizam, em 2023, mais de 40 mil atendimentos pelas três unidades de Conselhos Tutelares, sendo casos de violência contra crianças e adolescentes, bem como outras situações de direitos violados.

A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Denise Belo, comenta que, atualmente, o Conselho Tutelar de Ponta Grossa é dividido em três polos regionais que funcionam nas áreas leste, oeste e norte, com a atuação de cinco conselheiros por unidade, mas que – para este ano – o atendimento será ampliado.

“Foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a implantação do 4º Conselho Tutelar, o Conselho Tutelar Sul, que já está em fase de estudo para sua execução ainda no primeiro trimestre de 2024”, adianta Tatyana.

A presidente do CMDCA, Mônica Mongruel, destaca que Ponta Grossa vivencia um momento muito importante, com a posse dos Conselheiros Tutelares, alicerçado pela união e parceria do grupo de profissionais empossados. Segundo ela, este relacionamento fortalecido só tem a engrandecer a política de atenção à criança e ao adolescente. “Temos hoje uma equipe melhor preparada, pois o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ampliou a fase de formação, passando de 40 para 180 horas de curso. Temos um grupo de conselheiros tutelares unidos e capacitados para promover a garantia de prioridade absoluta a todas as crianças e adolescentes de Ponta Grossa”, finaliza Mônica. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos