14 de setembro de 2018

Congresso de Educação e Feira do Livro encerram amanhã

Arquivo

O evento se chamará Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social. O título é uma referência e uma homenagem a Paulo Freire, maior educador brasileiro do século XX e que orienta práticas pedagógicas democráticas e de sucesso no mundo todo, inclusive em Ponta Grossa.

Chegam ao final amanhã o VI Congresso de Educação de Ponta Grossa e a Feira do Livro de 2018, realizados pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e apoio da Fundação de Cultura e da Secretaria de Meio Ambiente.

A Feira, realizada na Estação Arte e no Parque Ambiental, estará aberta a partir das 9 horas, com diversas apresentações artísticas a partir das 15 horas, momento em que será realizado o encerramento oficial. O público nos nove dias de evento deve ser de aproximadamente 40 mil pessoas.

Desde o dia 07 de setembro, mais de 200 atividades estão sendo realizadas nos estandes montados na Estação Arte, nos palcos de contações de histórias espalhados pelo Parque Ambiental e nos eventos do Congresso, em vários espaços de Ponta Grossa. Entre o público, cerca de 17 mil crianças estudantes das escolas públicas municipais e seus professores, 10 mil profissionais e acadêmicos participantes das palestras, cursos e conferências do VI Congresso de Educação, além de alunos das escolas particulares, públicas estaduais e comunidade em geral terão circulado pelos eventos até este sábado.

O Prefeito Marcelo Rangel (PSDB) considera que VI Congresso e a Feira do Livro mostraram novamente a força da política educacional da administração. “A cada ano a cidade de Ponta Grossa se supera em relação ao Congresso e à Feira do Livro. Este ano foi ainda mais bonito e mais especial, com a participação dos nossos profissionais da área da educação, que foi ainda mais massivo, assim como a participação das famílias, das crianças. O mais importante é que os pais e mães já conhecem o nosso trabalho e sabem da relevância deste evento para a nossa cidade. Temos hoje uma cidade mais culta e que está interagindo ainda mais com a cultura, com a leitura e ciente de que nosso caminho na área educacional é sem dúvida vitorioso, pois Ponta Grossa tem hoje um dos maiores avanços na Educação em todo o país”, avalia o prefeito.

PONTA GROSSA NARRA – O Professor e filósofo César Nunes, um dos principais conferencistas do Congresso, enviou mensagem pelo aniversário da cidade. Ele destacou a relevância do evento, que se chama ‘Ponta Grossa Narra – a Leitura em diferentes contextos’. “Junto com os parabéns pelo aniversário de Ponta Grossa, parabenizo pelo evento, que é um dos principais congressos de leitura, letramento e de busca de valorização da leitura do Brasil. Em sua sexta edição, está com um nível de admiração e de eficiência como muitos outros que são mais antigos”, afirma Nunes.

Para ele, “Narra Ponta Grossa” é uma das expressões mais bonitas que já conheceu. “Narrar é contar histórias, e as histórias que a gente conta não são coisas simples e comuns. É pela história que a gente mantém a memória da vida. É pela história da cidade, dos tropeiros, das pessoas mais antigas. Narrar é criar vínculos, criar disposições de entendimento e de pertencimento à cidade”. O professor fez uma ligação entre esta história e aquela que está sendo construída nas escolas municipais. “A segunda grande coisa por que parabeniza a cidade é pela experiencia original das escolas integrais e de tempo integral que temos aqui em Ponta Grossa”, diz ele, que ensina os alunos a amar a cidade. “Ninguém será um cidadão político de sua cidade se não for um cidadão cultural, se não receber a cultura. É uma escola preparada para que a criança entre de um jeito, e que saia de outro. Uma cidade que educa, com escolas que humanizam, porque humanizar é a função de uma escola digna e humana, e educar é a função de uma escola próspera e de uma cidade brilhante como Ponta Grossa”, elogiou Nunes. (Com assessoria)

PROGRAMAÇÃO DO VI CONGRESSO DE EDUCAÇÃO E FEIRA DO LIVRO 2018

9h – Abertura da Feira do Livro

10h – Palestra: A Sociologia como Ferramenta Literária – Sidnei Castro (Estação Arte)

15h – Encerramento do Congresso de Educação – Palco Central:

– Espetáculo de Contação de Histórias – Cia Mapinguary

– Contação Poética de Lendas e Causos: A lua Tropeira e o vento cancioneiro – Rosicler e Silvestre Alves

– Apresentação artística: Senhores da Música


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos