Divulgação
No encontro, foi apresentado e revisado o Plano Municipal de Cultura.
A 22ª Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu em Ponta Grossa na segunda e terça-feira, 11 e 12, no Centro de Cultura, definiu as propostas do Município para o setor. Organizada pelo Conselho Municipal de Política Cultural, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o encontro contou com artistas, professores, ativistas culturais e sociedade civil e serviu para apresentar e revisar o Plano Municipal de Cultura.
Na segunda-feira, o secretário municipal de Cultura e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Alberto Portugal, apresentou a prestação de contas do conselho da gestão 2021-2023, pautada no Plano Municipal de Cultura. A comunidade também teve espaço para fazer considerações e questionamentos. O encontro foi aberto pela Banda Lyra dos Campos, houve a leitura do regimento, e também apresentação do cantor Scilas.
“A conferência foi um momento muito importante para discutirmos o Plano Municipal de Cultura. A comunidade teve espaço para fazer avaliações e questionamentos. A partir disso, seguiremos trabalhando para trilhar um caminho cada vez mais seguro na construção de políticas culturais”, avalia Portugal.
No segundo dia de conferência, foram eleitos dois conselheiros titulares e dois suplentes para o Conselho de Curadores da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo). Também houve a leitura do Plano Municipal de Cultura e revisão das metas, trabalho que acontece a cada quatro anos. “O atual plano foi elaborado em 2017. Durante a conferência, a comunidade pôde fazer proposições e a plenária votou as moções da própria comunidade. Fiquei muito feliz porque muitas das propostas apresentadas já estão em execução e foram avaliadas”, frisa o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural. Entre as propostas aprovadas está a ampliação de mais quatro cadeiras de segmentos na entidade.
A ata da conferência está sendo lavrada e após a aprovação pelos conselheiros será disponibilizada no site da Secretaria da Cultura. “Agradeço o empenho dos conselheiros comprometidos com a causa e que viabilizaram mais esta conferência anual, além da participação do público na discussão”, completa o presidente do conselho. (Com assessoria)