7 de outubro de 2018

Como justificar o voto

Arquivo

Em razão da pandemia, a eleição será transferida para os dias 15 e 29 de novembro (1º e 2º turnos).

O eleitor que esteja impossibilitado de votar, ou esteja fora de seu domicílio eleitoral poderá justificar o voto no dia das eleições, ou em até 60 dias após a votação de cada turno. Caso esteja em viajem internacional, o prazo é de 30 dias a partir da volta ao Brasil.

NO DIA DA ELEIÇÃO – Para fazer a justificativa no dia da eleição é só se dirigir a uma seção eleitoral da cidade em que estiver, ou procurar uma mesa receptora de justificativa. O eleitor deverá apresentar seu título de eleitor, ou um documento com foto, junto com o “Requerimento de justificativa eleitoral” devidamente preenchido.

O formulário para justificativa estará à disposição, gratuitamente, nos Cartórios Eleitorais, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor ou no site do TSE, no período de 10 dias anteriores ao pleito, até o encerramento da votação.

DEPOIS DA ELEIÇÃO – A justificativa depois das eleições poderá ser feita pela internet, através do “Sistema JUSTIFICA”, no site do TSE, ou diretamente junto aos Cartórios Eleitorais.

Quem for ao Cartório Eleitoral deverá levar o formulário impresso disponibilizado no site do TSE. Existe um formato para preenchimento manual e outro para preenchimento pelo site. Também é preciso anexar uma cópia do título eleitoral ou documento de identificação pessoal, junto com o respectivo documento comprobatório da impossibilidade (atestado médico, comprovante de viagem, entre outros), dirigido ao juízo eleitoral da sua inscrição para análise. É imprescindível que o eleitor saiba qual o endereço de seu cartório eleitoral. Também é possível fazer essa consulta no site do TSE.

Agora, para quem optar pelo “Sistema JUSTIFICA”, é preciso muita atenção para preencher os formulários corretamente e anexar os documentos exigidos, pois o eleitor pode incidir em crime eleitoral se a Justiça Eleitoral entender que ele agiu de má fé. É importante ressaltar que quem está em débito com a Justiça Eleitoral não pode usar esse recurso. Precisa, necessariamente, ir até o seu Cartório Eleitoral. Também deve prestar atenção se o estado de seu domicílio eleitoral tem convênio com o TSE. Os estados que terão esse recurso em 2018 são: Ceará, Distrito Federal, Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul e a zona eleitoral exterior.

Depois de enviada a justificativa, o cidadão receberá a confirmação de recebimento e poderá acompanhar a situação de seu processo pelo ícone “Consulta ao andamento”.

LISTA DE REQUISITOS PARA USAR O SISTEMA JUSTIFICA:

a) ser eleitor inscrito perante uma das zonas eleitorais dos estados conveniados;
b) identificar-se corretamente;
c) preencher o motivo da justificativa;
d) anexar, de forma digitalizada o comprovante da impossibilidade de comparecimento (atestado médico, comprovante de passagens, entre outros) – (formato “jpg” ou “pdf”, tamanho máx. 2MB);
e) Anexar, preferencialmente, um documento de identidade digitalizado no campo “Documento Comprobatório complementar”. (Com informações da Gazeta do Povo)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos